Boicote ao dinheiro: a economia por um antecedente ético a partir de Emmanuel Lévinas

  • Douglas Felipe Gonçalves de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: economia; ética; contemporaneidade; novas economias.

Resumo

Este artigo é uma discussão teórica que, com bases na perspectiva da significação econômica tecida pelo filósofo lituano-francês Emmanuel Lévinas [1906-1995] na obra Humanismo do outro homem, alterca com os sentidos econômicos capitalistas de natureza selvagem. Tem por objetivo demarcar o antagonismo entre a existência humana e a economia funesta, depreciativa e excludente. Através da ética como filosofia primeira, intenta-se demarcar, com base na filosofia levinasiana, a desaprovação do modelo econômico de financeirização e acumulação de capital globalmente vigente. Através da ética – enquanto modos de ser dos homens discutidos através da filosofia – identifica uma possível marcação de um princípio balizador a guiar as referências e ações das novas perspectivas econômicas e metamorfosear os organismos econômicos existentes. O boicote ao dinheiro não é um ativismo cego apagador da moeda, é, em si, uma enunciação que espera alterar o protagonismo do valor frente a necessária soberania da experiência existencial das formas de vida. É a partir do princípio ético que julgamos depreender o sentido humano e mais que aquistar, transformar a economia que mata em economias pelo bem viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASILEIRO, Eduardo (org.). Realmar a economia: a economia de Francisco e Clara. Paulus, 2023.

CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Tradução de Joaquim Toledo Jr. São Paulo: UBU, 2016

DOWBOR, Ladislau. As entranhas do capitalismo. In: DOWBOR, Ladislau. dowbor.org. 2023. Disponível em: https://dowbor.org/2023/04/as-entranhas-do-capitalismo.html. Acesso em: 15 out. 2023.

DOWBOR, Ladislau. Os economistas que desafiam os velhos dogmas. In: DOWBOR, Ladislau. dowbor.org. 2023. Disponível em: https://dowbor.org/2023/08/os-economistas-que-desafiam-os-velhos-dogmas.html. Acesso em: 15 out. 2023.

LEFF, Enrique. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Olhar de professor, v. 14, n. 2, p. 309-335, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olharde
professor/article/download/3515/2519. Acesso em: 14 out. 2023.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. 2. ed. Vozes, 2005.

LÉVINAS, Emmanuel. Humanismo do outro homem. 2. ed. Vozes, 1993.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Tomo I. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

MOREIRA, Eduardo. Economia do desejo: a farsa da tese neoliberal. 6º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
Publicado
13-12-2023