Boicote ao dinheiro: a economia por um antecedente ético a partir de Emmanuel Lévinas
Resumo
Este artigo é uma discussão teórica que, com bases na perspectiva da significação econômica tecida pelo filósofo lituano-francês Emmanuel Lévinas [1906-1995] na obra Humanismo do outro homem, alterca com os sentidos econômicos capitalistas de natureza selvagem. Tem por objetivo demarcar o antagonismo entre a existência humana e a economia funesta, depreciativa e excludente. Através da ética como filosofia primeira, intenta-se demarcar, com base na filosofia levinasiana, a desaprovação do modelo econômico de financeirização e acumulação de capital globalmente vigente. Através da ética – enquanto modos de ser dos homens discutidos através da filosofia – identifica uma possível marcação de um princípio balizador a guiar as referências e ações das novas perspectivas econômicas e metamorfosear os organismos econômicos existentes. O boicote ao dinheiro não é um ativismo cego apagador da moeda, é, em si, uma enunciação que espera alterar o protagonismo do valor frente a necessária soberania da experiência existencial das formas de vida. É a partir do princípio ético que julgamos depreender o sentido humano e mais que aquistar, transformar a economia que mata em economias pelo bem viver.
Downloads
Referências
CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Tradução de Joaquim Toledo Jr. São Paulo: UBU, 2016
DOWBOR, Ladislau. As entranhas do capitalismo. In: DOWBOR, Ladislau. dowbor.org. 2023. Disponível em: https://dowbor.org/2023/04/as-entranhas-do-capitalismo.html. Acesso em: 15 out. 2023.
DOWBOR, Ladislau. Os economistas que desafiam os velhos dogmas. In: DOWBOR, Ladislau. dowbor.org. 2023. Disponível em: https://dowbor.org/2023/08/os-economistas-que-desafiam-os-velhos-dogmas.html. Acesso em: 15 out. 2023.
LEFF, Enrique. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Olhar de professor, v. 14, n. 2, p. 309-335, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olharde
professor/article/download/3515/2519. Acesso em: 14 out. 2023.
LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. 2. ed. Vozes, 2005.
LÉVINAS, Emmanuel. Humanismo do outro homem. 2. ed. Vozes, 1993.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Tomo I. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
MOREIRA, Eduardo. Economia do desejo: a farsa da tese neoliberal. 6º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
Copyright (c) 2023 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.