Confluências entre a constituição, desenvolvimento e a Economia de Francisco e Clara: os valores da ordem econômica brasileira e necessária re-animação da economia

  • Leônidas Meireles Mansur Muniz de Oliveira Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais no Barreiro
  • Samuel Procópio Menezes Oliveira PUC Minas
Palavras-chave: constituição econômica; economia de Francisco e Clara; confluências; ordem econômica.

Resumo

O presente estudo propõe uma interseção entre a "Economia de Francisco e Clara" e a Constituição Econômica. O objetivo do trabalho será concretizado mediante enfoque teórico e bibliográfico. Inspirado pelo chamado do Papa Francisco, o estudo explora os princípios que moldaram as vidas de São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis, oferecendo um percurso interpretativo para a compreensão do chamado à "re-animação" da economia. Solidificadas as bases mediante a revisão bibliográfica, o artigo em sua estrutura incorpora um método comparativo. Isto é, ao confrontar os valores da ordem econômica delineados pelo artigo 170 da Constituição Federal de 1988 com os princípios da "Economia de Francisco e Clara", busca-se identificar convergências e divergências. Essa análise comparativa amplia a compreensão da relação entre os fundamentos legais e os valores espirituais propostos pelo Papa Francisco. A metodologia adotada visa aprofundar a compreensão dos elementos do direito econômico que convergem com os princípios da "Economia de Francisco e Clara". A revisão bibliográfica e o método comparativo juntos oferecem uma abordagem abrangente para a construção de um modelo econômico que respeite não apenas as bases jurídicas, mas também os valores éticos, fornecendo e promovendo, assim, uma visão mais integrada, justa e sustentável da economia contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leônidas Meireles Mansur Muniz de Oliveira, Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais no Barreiro

Doutor em Direito Privado pela PUC Minas, Professor Adjunto I do Curso de Direito da PUC Minas e Coordenador da Extensão do Departamento de Direito da PUC Minas.

Samuel Procópio Menezes Oliveira, PUC Minas

Graduando em Direito pela PUC-MG. Graduando em Filosofia pela UFMG. Foi aluno da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Referências

ABEFC. Os 10 princípios da Economia de Francisco e Clara. Assis: 2021. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-10/os-10-principios-da-economia-de-francisco-e-clara.html. Acesso realizado em 16 de out. 2023.
BERCOVICI, Gilberto. Constituição econômica e desenvolvimento: uma leitura a partir da constituição de 1988 -São Paulo, Malheiros, 2022. 190 p.
BERCOVICI, Gilberto. Constituição Econômica e Desenvolvimento. 2ª. ed. São Paulo: Editora Almedina, 2022.
BRASIL, Constituição Federal de 1988. Brasília: 2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso realizado em 16 de out. 2023.
DULCI, Luiza Borges. Economia de Francisco e Clara. 1.ed.- São Paulo: Paulus, 2021.
FIGUEIREDO, Leonardo Vizeu. Direito Econômico. 11ª. ed - São Paulo: Foresene, 2021.
FRANCISCO, Papa. Carta do Papa Francisco para o Evento A Economia de Francisco. Vatican. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2019/documents/papa-francesco_20190501_giovani-imprenditori.html. Acesso em 01 de out. 2023.
FRUGONI, Chiara. Vida de um homem: Francisco de Assis. [S. l.]: Companhia das letras, 2011. 184 p.
GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 3.ed. São Paulo: Malheiros, 1997.
MELLO, Noval Benayon; FREIRE, Jeane Amorim. CRESCIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE: A DIMENSÃO AMBIENTAL DA GLOBALIZAÇÃO. Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE, [s. l.], p. 51-66, 2014. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/download/431/432/1744. Acesso em: 6 out. 2023.
RIBAS FILHO, J. L. A. Constituição Econômica e Constituição Simbólica: sugestões sobre a ideologia constitucional. Revista Semestral de Direito Econômico, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. e0104, 2021. Disponível em: http://resede.com.br/index.php/revista/article/view/19. Acesso em: 5 out. 2023.
Publicado
13-12-2023