Economia de Francisco e Clara: trilhando um novo caminhar com vistas ao bem viver

  • Tania Cristina Teixeira Cristina Teixeira
  • Emmanuele Araújo Silveira
  • Christian Rodrigues Costa
  • David Ferreira Duarte
Palavras-chave: capitalismo; economia de Francisco e Clara; igualdade; bem comum.

Resumo

Uma nova configuração e uma ressignificação da economia está sendo moldada em um contexto de extrema importância para as sociedades, as nações e as comunidades, em que temos assistido a destruição da vida e dos recursos naturais – que são a essência e a dádiva da Casa Comum, em suas diferentes localidades. Penalizando e destruindo a fauna, a flora e provocando a mortandade de seres humanos e de outras espécies, a economia atual tem se mostrado cada vez menos humanista. Além disso, a dureza dos tempos atuais, provocada pela pandemia da COVID-19 – que tem ceifado vidas, impedido a normalidade da vida cotidiana e do desenvolvimento social do trabalho –, vem privando uma parte significativa das populações de atuarem no meio social. Esse processo nos obriga a repensar a organização sistêmica em que vivemos, encampada na geração da riqueza, na qual, em contrapartida, verifica-se o empobrecimento geral das pessoas em situação de vulnerabilidade financeira e social – culminando na elevação da concentração de renda em âmbito nacional e, inclusive, mundial. Diante de tal problemática, o Papa Francisco faz, com a Economia de Francisco e Clara, um chamamento aos jovens que estão dispostos a repensar a economia com propostas que entreguem mais justiça social, inclusão, democracia e participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEF). Carta de Clara e Francisco. . Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2020/02/Carta-de-Clara-e-Francisco-Final.pdf. Acesso em: 10 jan 2021

BRASILEIRO. Eduardo (org.) Realmar da economia – A economia de Francisco e Clara. São Paulo: Paulus Editora, 2023.

BOFF, Leonardo. Coluna “Rumo a Assis: na direção da Economia de Francisco”. 14 Novembro 2020. Disponível em: . Acesso em: 18 dez 2020.

CNBB. Sete Conceitos e ideias centrais da encíclica Laudato Si’ – Sobre o cuidado da casa comum. Disponível em: . Acesso em: 17 set 2020

Carta Encíclica Laudato Si’ do Santo Padre Francisco Sobre o cuidado da casa comum. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 10 dez 2020.

Carta do Papa Francisco para o evento “Economy of Francesco”. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2019/documents/papa-francesco_20190501_giovani-imprenditori.html. Acesso em: 10 dez 2020.

DOWBOR, L. A era do capital improdutivo – a nova arquitetura do poder: dominação financeira, seqüestro da democracia e destruição do planeta. São Paulo: Outras Palavras & Autonomia Literária, 2017.

DOWBOR, Ladislau. Democracia Econômica: alternativas de gestão social. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

GAIGER, Luís Inácio. Os caminhos da economia solidária no Rio Grande do Sul. In: SINGER, P.; SOUZA, A. (Orgs.). A Economia Solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000, p. 267-286. SINGER, Paul; SOUZA, André Ricardo de (Orgs.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo, Contexto, 2000.
NOGUEIRA, A.J.M, FAVORETO, R.L. CAPITALISMO IMPRODUTIVO: um infortúnio que assola a economia brasileira. Cad. CRH vol.32 no.85 Salvador Jan./Apr. 2019. Epub June 03, 2019. Disponível em: Acesso: 10/02/2021 00:47
PAPA FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2014

SOUZA, André Ricardo de. Pilares da Economia de Francisco e Clara e o enfrentamento da profunda crise. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, v. 10, n. 1, jan.- abril 2020, pp. 367-377 ISSN Eletrônico: 2316-1329

TEIXEIRA,J.R. O pensamento Descolinial no questionamento à ordem internacional: Contraponto ao discurso hegemônico das relações internacionais in Anais do II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial. Unisinos. Brasil. Abril.2018.

TEIXEIRA, Tania.C. Condicionantes de los Procesos de Flexibilización y Precarización en el contexto de la Globalización. Un Estudio Comparativo del sector de las nuevas tecnologías de la información y de la comunicación en España y Brasil. Dep. de Ciencias Económicas- Economía aplicada de La Universidad de Valencia- España. 2014- Tesis doctoral.

ZAMPIERI, G. Laudato Si’: Sobre O Cuidado Da Casa Comum. Teocomunicação. Porto Alegre v. 46 n. 1 p. 4-23 jan.-jun. 2016
Publicado
13-12-2023