Economia de Francisco e Clara: trilhando um novo caminhar com vistas ao bem viver
Resumo
Uma nova configuração e uma ressignificação da economia está sendo moldada em um contexto de extrema importância para as sociedades, as nações e as comunidades, em que temos assistido a destruição da vida e dos recursos naturais – que são a essência e a dádiva da Casa Comum, em suas diferentes localidades. Penalizando e destruindo a fauna, a flora e provocando a mortandade de seres humanos e de outras espécies, a economia atual tem se mostrado cada vez menos humanista. Além disso, a dureza dos tempos atuais, provocada pela pandemia da COVID-19 – que tem ceifado vidas, impedido a normalidade da vida cotidiana e do desenvolvimento social do trabalho –, vem privando uma parte significativa das populações de atuarem no meio social. Esse processo nos obriga a repensar a organização sistêmica em que vivemos, encampada na geração da riqueza, na qual, em contrapartida, verifica-se o empobrecimento geral das pessoas em situação de vulnerabilidade financeira e social – culminando na elevação da concentração de renda em âmbito nacional e, inclusive, mundial. Diante de tal problemática, o Papa Francisco faz, com a Economia de Francisco e Clara, um chamamento aos jovens que estão dispostos a repensar a economia com propostas que entreguem mais justiça social, inclusão, democracia e participação.
Downloads
Referências
BRASILEIRO. Eduardo (org.) Realmar da economia – A economia de Francisco e Clara. São Paulo: Paulus Editora, 2023.
BOFF, Leonardo. Coluna “Rumo a Assis: na direção da Economia de Francisco”. 14 Novembro 2020. Disponível em:
CNBB. Sete Conceitos e ideias centrais da encíclica Laudato Si’ – Sobre o cuidado da casa comum. Disponível em:
Carta Encíclica Laudato Si’ do Santo Padre Francisco Sobre o cuidado da casa comum. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 10 dez 2020.
Carta do Papa Francisco para o evento “Economy of Francesco”. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2019/documents/papa-francesco_20190501_giovani-imprenditori.html. Acesso em: 10 dez 2020.
DOWBOR, L. A era do capital improdutivo – a nova arquitetura do poder: dominação financeira, seqüestro da democracia e destruição do planeta. São Paulo: Outras Palavras & Autonomia Literária, 2017.
DOWBOR, Ladislau. Democracia Econômica: alternativas de gestão social. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
GAIGER, Luís Inácio. Os caminhos da economia solidária no Rio Grande do Sul. In: SINGER, P.; SOUZA, A. (Orgs.). A Economia Solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000, p. 267-286. SINGER, Paul; SOUZA, André Ricardo de (Orgs.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo, Contexto, 2000.
NOGUEIRA, A.J.M, FAVORETO, R.L. CAPITALISMO IMPRODUTIVO: um infortúnio que assola a economia brasileira. Cad. CRH vol.32 no.85 Salvador Jan./Apr. 2019. Epub June 03, 2019. Disponível em:
PAPA FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2014
SOUZA, André Ricardo de. Pilares da Economia de Francisco e Clara e o enfrentamento da profunda crise. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, v. 10, n. 1, jan.- abril 2020, pp. 367-377 ISSN Eletrônico: 2316-1329
TEIXEIRA,J.R. O pensamento Descolinial no questionamento à ordem internacional: Contraponto ao discurso hegemônico das relações internacionais in Anais do II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial. Unisinos. Brasil. Abril.2018.
TEIXEIRA, Tania.C. Condicionantes de los Procesos de Flexibilización y Precarización en el contexto de la Globalización. Un Estudio Comparativo del sector de las nuevas tecnologías de la información y de la comunicación en España y Brasil. Dep. de Ciencias Económicas- Economía aplicada de La Universidad de Valencia- España. 2014- Tesis doctoral.
ZAMPIERI, G. Laudato Si’: Sobre O Cuidado Da Casa Comum. Teocomunicação. Porto Alegre v. 46 n. 1 p. 4-23 jan.-jun. 2016
Copyright (c) 2023 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.