DE LAUDATO SI’ À LAUDATE DEUM: urgências econômicas, políticas e sociais do pontificado do Papa Francisco
Resumo
A Carta Encíclica Laudato Si', publicada pelo Papa Francisco em 24 de maio de 2015, é notável por várias razões. O seu impacto é reconhecido com o impacto semelhante causado pela Encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII, que abordou a condição operária em seu tempo e falava da transição global do mundo camponês para o mundo industrial. Assim como a Rerum Novarum, hoje, o Papa Francisco provoca um impacto semelhante com a Laudato Si' ao tratar do importante tema do cuidado com a casa comum e da transição do mundo industrial para o mundo financeirizado.
Ao abordar a crise socioambiental, muito melhor traduzida por crise ecológica, estamos tratando da primeira encíclica social de Francisco e a primeira encíclica socioecológica do magistério da Igreja Católica. Ou seja, Francisco constrói uma integração entre as dinâmicas sociais e ecológicas contemporaneizando os desafios sociopolíticos, econômicos e culturais a serem refletidos e transformados. Contudo, apesar do enorme impacto causado pela Encíclica Laudato Si’, há enormes desafios postos e uma disputa global para os rumos das políticas econômicas no mundo; e cientes desses assustadores dados, surge a Exortação Apostólica Laudate Deum, lançada em 04 de outubro de 2023 e pode ser interpretada como um grito do Papa Francisco para uma mudança de rota nas políticas nacionais e internacionais.
Nosso objetivo neste ensaio é compreender essa crise ecológica, analisando seus sintomas e raízes, e, ao mesmo tempo, identificando caminhos para enfrentá-la e superá-la à luz da Encíclica Laudato Si’[1] (LS) e da Exortação Apostólica Laudate Deum[2] (LD).
[1] Será referida como LS, nas menções seguintes e nas referências curtas.
[2] Será referida como LD, nas menções seguintes e nas referências curtas.
Downloads
Referências
FRANCISCO, Papa. Laudate Deum: A todas as pessoas de boa vontade sobre a Crise Climática. Vaticano, 2023: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/20231004-laudate-deum.html
SVAMPA, M. As fronteiras do neoextrativismo na América Latina: conflitos socioambientais, giro ecoterritorial e novas dependências. Tradução de Lígia Azevedo. São Paulo: Elefante, 2019.
MARQUES, Luiz. O decênio decisivo: propostas para uma política de sobrevivência, Editora Elefante, 2023.
RED IGLESIAS Y MINERÍA. Red Iglesias y Minería manifiesta preocupación por política extractivista de gobierno peruano, 2020. Disponível em: https://iglesiasymineria.org/2020/07/23/red-iglesias-y-mineria-manifiesta-preocupacion-por-politica-extractivista-de-gobierno-peruano
Copyright (c) 2023 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.