Como avaliar um programa de extensão universitária: estudo do Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022 da Faculdade de Educação da UFMG

  • Monica Abranches
Palavras-chave: avaliação, indicadores, extensão universitária

Resumo

Este artigo é uma análise sobre a metodologia de avaliação institucional e de impacto do Programa de Extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022 (ou PEPB) vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A avaliação foi realizada no período de 2019 e 2022 e teve por objetivo o estudo da gestão, das ações, dos resultados e impactos do Programa PEPB à luz dos princípios da extensão universitária, estruturados pela Política Nacional de Extensão Universitária (Brasil, 2012), e a partir dos objetivos e metas indicados pelo próprio Programa e inseridos no cadastro do Sistema de Extensão – SIEX/UFMG desde o seu início no ano de 2007. O trabalho desenvolveu indicadores de avaliação para o programa e abordou as equipes dos projetos vinculados, seus colaboradores, a comunidade acadêmica da UFMG e o público externo que utiliza os produtos do Programa – livros, artigos, programas de rádio, jornal, documentários e palestras. Ao final, faz uma reflexão sobre a importância da avaliação das ações de extensão nas instituições de ensino superior à luz de uma gestão eficiente e das atividades acadêmicas que propiciam a melhor formação dos estudantes.

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Referências

AGUILAR, Maria José; ANDRE-EGG, Ezequiel. Avaliação de serviços e programas sociais. Petrópolis: Vozes, 1994.

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Publicado
14-12-2023