Clown – e seu sorrir?!: benefícios da palhaçoterapia no bem-estar da equipe hospitalar
Resumo
A palhaçoterapia é uma prática que promove o cuidado humanizado em ambiente hospitalar, por meio de doutores palhaços. O Clown - E Seu Sorrir?! é um projeto extensionista da Universidade do Vale do Taquari - Univates de Lajeado (RS) que atua com a arte clown em hospitais locais, promovendo bem-estar para todos os envolvidos no processo de hospitalização. Sabe-se que o bem-estar dos profissionais afeta diretamente a qualidade do atendimento aos pacientes. Devido a isso, a partir da análise de dados qualiquantitativos do projeto, o presente estudo objetiva relatar e enfatizar a importância das ações de clowns na vida das pessoas que atuam em hospitais e na melhora da qualidade de vida no trabalho delas. Observou-se que um número elevado de trabalhadores hospitalares foram impactados pelo projeto durante um ano de atuações. Por meio de um questionário, o projeto obteve 95% de satisfação dos profissionais da saúde, que relataram que a presença dos doutores palhaços fornecem alegria tanto para os pacientes, quanto para eles. Assim, comprova-se que os clowns promovem a melhora na qualidade de vida dos profissionais da saúde, promovendo uma corrente de cuidado e bem-estar, que beneficia a todos.
Downloads
Referências
BLAIN, S. et al. Determining the effects of therapeutic clowning on nurses in a children's rehabilitation hospital. Arts & Health, v. 4, p. 26-38, 2016. Disponível em:
CATAPAN, S. DE C.; OLIVEIRA, W. F. DE.; ROTTA, T. M. Palhaçoterapia em
ambiente hospitalar: uma revisão de literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n.
9, p. 3417–3429, set. 2019. Disponível em:
DIONIGI, A., CANESTRARI, C. Clowning in Health Care Settings: The Point of View of Adults. Europe’s Journal of Psychology, v. 12, n. 3, p. 473–488, 2016. Disponível em:
FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidade Públicas Brasileiras. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento, 1987.Disponível em
2023.
FILHO, A. C. Os doutores palhaços: vetores e hospedeiros de uma saúde contagiosa - Técnicas de Humor e Palhaçaria em Educação Médica: uma Revisão Sistemática de Literatura. 2011. 57 f. Monografia - Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal
da Bahia, Salvador, 2011.
GELKOPF, M. The Use of Humor in Serious Mental Illness: A Review. Evid BasedComplement Alternat Med. 2011, 342837. Published online 2011 January. DOI:
10.1093/ecam/nep106.
GRANEK-CATARIVAS, M. et al. Use of humour in primary care: different perceptions
among patients and physicians. Postgrad Med J, v.81, n.952, p.126–130, 2005.
MOREIRA, J. V. et al.. A arte do palhaço na educação médica. Revista Brasileira de
Educação Médica, v. 45, n. 3, p. e168, 2021. Disponível em:
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras). Manaus/AM, maio de 2015. Disponível em:
https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf
SATO, M. et al. Palhaços: uma revisão acerca do uso dessa máscara no ambiente hospitalar. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 56, p. 123-134, jan. 2016. Disponível em:
Copyright (c) 2023 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.