Projeto Liberdade: o conhecimento e o acolhimento transformam

  • Fernanda de Paula Diniz
  • Cristina Lúcia Lacerda
Palavras-chave: população carcerária, ressocialização, acolhimento, conhecimento, capacitação

Resumo

O Projeto Liberdade é um projeto de extensão universitária desenvolvido através da parceria firmada entre a Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios Tancredo Neves da Universidade do Estado de Minas Gerais - FappGen / UEMG e o Movimento Social Tio Flávio Cultural que luta pela implementação de uma rede de humanização e convivência para os detentos e os ex detentos. O Projeto pretende criar um intercâmbio entre a população carcerária do Estado de Minas Gerais e a comunidade acadêmica, com o objetivo de impactar a qualidade de vida das pessoas privadas de liberdade, atuando sobre duas frentes: o acolhimento, através da leitura e resposta de cartas escritas pelos detentos; e o conhecimento, com a produção de minicursos tanto em formato EAD quanto em apostilas impressas, desenvolvidos por discentes, docentes e voluntários. Tal projeto demonstra a excelência da extensão universitária como transformadora da realidade de grupos excluídos e vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Paula Diniz

Doutora e Mestre em Direito Privado pela PUC-Minas. Professora da PUC Minas e da Universidade do Estado de Minas Gerais. Advogada. E-mail: fernandadiniz.ada@gmail.com

Cristina Lúcia Lacerda

Discente do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios da Universidade do Estado de Minas Gerais. E-mail: cristina.0595341@discente.uemg.br.

Referências

BARRUCHO, L., BARROS, L. Os problemas crônicos das prisões brasileiras - e como estão sendo solucionados ao redor do mundo. Disponível em https:/www.bbc.com/portuguese/brasil-38537789, Acesso em: 12 de out. 2022.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Reentradas e Reiterações Infracionais: Um Olhar Sobre os Sistemas Socioeducativo e Prisional Brasileiros. Brasília: CNJ, 2019. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/panorama-reentradas-sistema.pdf, Acesso em: 12 de out.2022.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. Disponível em: https://www.gov.br/depen /p t-b r/servicos/sisdepen, Acesso em: 12 de out. 2022.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/, Acesso em: 10 de mar.2023.

GALVÃO, Roberto Carlos Simões. Educação para a cidadania: o conhecimento como instrumento político de libertação. Disponível: http://www.udc.edu.br/libwww/udc/uploads/uploadsMateriais/03062019094919educa%C3%A7%C3%A3o%20para%20cidadania.pdf, Acesso em: 11 de fev.2020.

UEMG. Estatuto da Universidade do Estado de Minas Gerais. Texto aprovado pelo Conselho Universitário em 02/10/2012 e pelo Decreto nº. 46.352, de 25 de nov.2013.

UEMG. Manual do programa de apoio à extensão da UEMG: PAEx/UEMG. https://www.uemg.br/downloads/manual_paex_uemg.pdf. Acesso em: 27 de nov. 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação e universidade: conhecimento e construção da cidadania. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832002000100015&script=sci_arttext&tlng=pt, Acesso em: 27 de fev. 2020.
Publicado
18-12-2023