As vozes críticas que habitam em mim: roda de conversa sobre a primeira experiência de adolescentes no mercado de trabalho
Resumo
O início das atividades profissionais, constituem em um dos marcadores na passagem da adolescência para a vida adulta. Sendo assim, diversos pensamentos e sentimentos podem estar atrelados a experiência de inserção no mercado de trabalho. Deste modo, o presente estudo consiste em um relato de experiência baseado em uma Roda de Conversa com 60 adolescentes com idades entre 16 e 22 anos, inscritos no programa Jovem Aprendiz Feevale/RS, no ano de 2023. Para a atividade, contou-se com a presença de participantes do ano anterior, com objetivo de compartilhar as vivências como aprendizes. Observou-se na maior parte dos relatos, pensamentos negativos acerca da entrada no trabalho, e parecem associadas a sentimentos de inadequação e incapacidade. Tais pensamentos implicaram em níveis de ansiedade maiores no primeiro dia de trabalho. Embora não tenha sido central no debate dos jovens, aspectos positivos também foram mencionados em relação a entrada no trabalho, concluíram que embora os primeiros pensamentos tivessem um viés negativista, as evidências não eram suficientes, uma vez que estavam conseguindo realizar as tarefas e lidar com as rotinas do trabalho. Assim, a experiência positiva como aprendiz pode propiciar a ressignificação do significado do trabalho, aproximando-os da atividade profissional, como possibilidade de expressão pessoal da identidade, de compartilhamento de experiências e de contato social positivo, contribuem inclusive na percepção de eficácia dos jovens.
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