As vozes críticas que habitam em mim: roda de conversa sobre a primeira experiência de adolescentes no mercado de trabalho

  • Vitória Fagundes de Oliveira
  • Geraldo Orland
  • Claudia Maria Teixeira Goulart
  • Juliana da Rosa Pureza
Palavras-chave: adolescência, trabalho, pensamentos negativos

Resumo

O início das atividades profissionais, constituem em um dos marcadores na passagem da adolescência para a vida adulta. Sendo assim, diversos pensamentos e sentimentos podem estar atrelados a experiência de inserção no mercado de trabalho. Deste modo, o presente estudo consiste em um relato de experiência baseado em uma Roda de Conversa com 60 adolescentes com idades entre 16 e 22 anos, inscritos no programa Jovem Aprendiz Feevale/RS, no ano de 2023. Para a atividade, contou-se com a presença de participantes do ano anterior, com objetivo de compartilhar as vivências como aprendizes. Observou-se na maior parte dos relatos, pensamentos negativos acerca da entrada no trabalho, e parecem associadas a sentimentos de inadequação e incapacidade. Tais pensamentos implicaram em níveis de ansiedade maiores no primeiro dia de trabalho. Embora não tenha sido central no debate dos jovens, aspectos positivos também foram mencionados em relação a entrada no trabalho, concluíram que embora os primeiros pensamentos tivessem um viés negativista, as evidências não eram suficientes, uma vez que estavam conseguindo realizar as tarefas e lidar com as rotinas do trabalho. Assim, a experiência positiva como aprendiz pode propiciar a ressignificação do significado do trabalho, aproximando-os da atividade profissional, como possibilidade de expressão pessoal da identidade, de compartilhamento de experiências e de contato social positivo, contribuem inclusive na percepção de eficácia dos jovens.

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Biografia do Autor

Vitória Fagundes de Oliveira

Graduação em Psicologia. Universidade Feevale. 0235056@feevale.br

Geraldo Orland

Graduação concluída. Instrutor Técnico em TI. Universidade Feevale. geraldo@feevale.br.

Claudia Maria Teixeira Goulart

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica e Psicológica (UFRGS) Atualmente é proprietária e psicóloga clínica da Clínica Mosaico e professora adjunto Nível 1B da Universidade Feevale. Coordena desde 2007 o projeto de extensão Jovem Aprendiz Feevale. Tutora da programa PET saúde redes de atenção psicossocial - Feevale de 2013 a 2015. Tutota do programa de Residência Multiprofissional da Universidade Feevale de 2015 a 2017. Professora extensionista do projeto Faces da Beleza - Feevale 2015 a 2017. Representante docente do Curso de Psicologia no CONEX (comitê de extensão da Universidade Feevale). Representante da Universidade Feevale no COMJUVE (comitê da juventude da cidade de Novo Hamburgo). claudiag@feevale.br.

Juliana da Rosa Pureza

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010), Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na WP - Terapias Cognitivas (2013), Mestrado em Psicologia Clínica pela UNISINOS (2013), Doutorado em Psicologia na Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020) e Formação em Terapia do Esquema (2021). Atua como colaboradora no Grupo de Pesquisa em Relações Interpessoais e Violência (RIVI), como Professora de Psicologia na Universidade FEEVALE, como Supervisora Clínica na Wainer Psicologia e como Psicóloga Clínica em Consultório de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo-Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia cognitivo-comportamental, terapia do esquema, autocompaixão, psicologia positiva, psicologia clínica. julianapureza@feevale.br.

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Publicado
18-12-2023