Práticas formativas para a escola e comunidade: fortalecendo a alfabetização e a cultura por meio da extensão universitária
Resumo
Este texto relata práticas extensionistas realizadas no ano de 2022, junto a crianças do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino, em Itajaí – SC. As ações decorreram do projeto de extensão Práticas Formativas para a Escola e Comunidade, visando à promoção de práticas emancipatórias junto a instituições de ensino da rede pública dos municípios de abrangência da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. As intervenções pedagógicas foram organizadas a partir de um projeto de leitura e escrita que culminou com a elaboração de um livro de histórias e a visita ao Museu Histórico da cidade. Evidencia-se, assim, a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 11 de jun. de 2023.
FLORENTINO, N. R. Da janela de Minas. 1. ed. São Paulo: Editora Itaú, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
ITAJAÍ. Plano Museológico do Museu Histórico de Itajaí: 2022-2027. Itajaí: Fundação Genésio Miranda Lins, 2022.
KRAMES, I. P.; CARDOSO, A. C. B. CAMPOS, S. S.; POLICARPO, M. E. Diálogos Possíveis: práticas educacionais para a Escola e a Comunidade. In: BARROS, E. B. R. de (Org.). Extensão PUC Minas: Novo Humanismo, novas perspectivas. 1. ed. Belo Horizonte: PUC Minas, 2022, v. 1, p. 643-652.
NETO, G.; KRAMES, I. P.; HUNDENSKI, M. D. O movimento dialético do Museu: Representação de Identidades via Educação Patrimonial. In: 5º Seminário Interdisciplinar em Museologia [livro eletrônico]: o museu para a comunidade / organização Fundação Hermann Hering. 3. ed. Blumenau: Fundação Hermann Hering, 2023.
ONU. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2023.
SOARES, A. F. C; NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. A potência cultural da escola: estudos sobre mediação e formação estética. In: NEITZEL, A. de A. CARVALHO, C. (Orgs.). Mediação cultural, formação de leitores e educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 53-66.
SOARES, A. F. C. A cultura e a arte na escola e outras histórias. Orientadora: Adair de Aguiar Neitzel. 2016. 289 f. Tese (Doutorado em Educação - área de concentração: Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2016. Disponível em: https://www.univali.br/Lists/TrabalhosDoutorado/Attachments/92/andrey-2016-2.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2023.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
THIOLLENT, M. Construção do conhecimento e metodologia da extensão. In: THIOLLENT, M.; IMPERATORE, S.; SANTOS, S. R. M. dos (org). Extensão Universitária: concepções e reflexões metodológicas. Curitiba: CRV, 2022.
Copyright (c) 2023 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.