Práticas formativas para a escola e comunidade: fortalecendo a alfabetização e a cultura por meio da extensão universitária

  • Ilisabet Pradi Krames
  • Maria Eduarda Policarpo
  • Sabrina Silva Campos
  • Tatiane Natalino Sant Ana
  • Natan Pedro Schneider Filho
Palavras-chave: extensão universitária, museu, alfabetização, letramento

Resumo

Este texto relata práticas extensionistas realizadas no ano de 2022, junto a crianças do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino, em Itajaí – SC. As ações decorreram do projeto de extensão Práticas Formativas para a Escola e Comunidade, visando à promoção de práticas emancipatórias junto a instituições de ensino da rede pública dos municípios de abrangência da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. As intervenções pedagógicas foram organizadas a partir de um projeto de leitura e escrita que culminou com a elaboração de um livro de histórias e a visita ao Museu Histórico da cidade. Evidencia-se, assim, a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.  

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Biografia do Autor

Ilisabet Pradi Krames

Doutora em Educação: Currículo/PUC-SP (2010). Mestra em Educação: Currículo/UNIVALI (2003). Graduada em História/UNIVALI (1999). Graduada em Pedagogia/UNIGRAN (2019). Especialista em História Social/UDESC (2001). Especialista em Filosofia e Direitos Humanos/PUC-PR (2019). Docente na Escola de Negócios, Educação e Comunicação- ENEC e na Escola de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI. Possui experiência na área de gestão educacional e coordenação pedagógica. Atua como formadora na Educação Básica com os temas: Educação e Direitos Humanos, Planejamento Educacional, Organização curricular, Práticas e projetos educativos, Formação inicial e continuada. Participa do grupo de Pesquisa: Ensino de História, Identidades e Relações Étnico Raciais PPGE/UNIVALI. Professora coordenadora do Projeto de Extensão Práticas Formativas para Escola e Comunidade ENEC. Professora orientadora do Projeto Laços do Saber: aplicar e desenvolver atividades diferenciadas para reforço escolar- PROESDE Desenvolvimento. Professora orientadora da Pesquisa: O ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: entre desafios e possibilidades - Projetos de Iniciação Científica UNIEDU-Pesquisa/ Universidade do Vale do Itajaí. ilisabet@univali.br.

Maria Eduarda Policarpo

Licenciatura em História. Universidade do Vale do Itajaí. mariap@univali.br.

Sabrina Silva Campos

Graduação concluída. Colégio de Aplicação da Univali (CAU). Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). sabrinacampos@univali.br.

Tatiane Natalino Sant Ana

Licenciatura em História. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). tatiane@univali.br.

Natan Pedro Schneider Filho

Licenciatura em História. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). natan_filho@edu.univali.br.

Referências

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Publicado
18-12-2023