Entre capas, corporeidades, labirintos e casas de aula:
percursos de acessibilidade no ambiente universitário
Resumo
O presente texto discute, a partir de uma perspectiva ético-estético-política, com base no método cartográfico, um projeto de extensão voltado ao tema da deficiência, neurodivergência e acessibilidade no ambiente universitário de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Consideramos que um projeto de extensão tem como pressuposto metodológico a articulação entre teoria e prática, em que as ações são subsídio para pensar conceitos, e os conceitos iluminam e mobilizam ações. Dessa forma, ao longo do texto, tecemos conceitos que nos guiaram nas atividades do projeto, de 2020 a 2023, tais como capacitismo, corponormatividade e acessibilidade estética. Por sua vez, as ações de troca de experiências, divulgação, articulação institucional e instrumentalização das práticas formativas nos instigaram a procurar mais base teórica e conceitual. Por último, percorremos o processo criativo de idealização de uma intervenção artística enquanto desdobramento do projeto. Ousando uma política de escrita outra que nos instiga a pensar numa experiência comum, e por isso mesmo heterogênea, o percurso de escrita é elaborado em forma de passeio pela intervenção.
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Referências
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OCULTO PARA PARES. 2020.
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