Entre capas, corporeidades, labirintos e casas de aula:

percursos de acessibilidade no ambiente universitário

  • Jimena de Garay Hernández Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Claudia Carneiro da Cunha
  • Luciana Ferreira Barcellos
  • Amanda de Carvalho Reyes
  • Bianca Oliveira Louven dos Reis
  • Daniele Firmino Paulo
  • Gabryella Bazeth de Souza Nery da Silva
  • Juliana Fontes França
  • Patricia Ceia de Araújo
Palavras-chave: Acessibilidade, Universidade, Intervenção, Corponormatividade, Capacitismo

Resumo

O presente texto discute, a partir de uma perspectiva ético-estético-política, com base no método cartográfico, um projeto de extensão voltado ao tema da deficiência, neurodivergência e acessibilidade no ambiente universitário de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Consideramos que um projeto de extensão tem como pressuposto metodológico a articulação entre teoria e prática, em que as ações são subsídio para pensar conceitos, e os conceitos iluminam e mobilizam ações. Dessa forma, ao longo do texto, tecemos conceitos que nos guiaram nas atividades do projeto, de 2020 a 2023, tais como capacitismo, corponormatividade e acessibilidade estética. Por sua vez, as ações de troca de experiências, divulgação, articulação institucional e instrumentalização das práticas formativas nos instigaram a procurar mais base teórica e conceitual. Por último, percorremos o processo criativo de idealização de uma intervenção artística enquanto desdobramento do projeto. Ousando uma política de escrita outra que nos instiga a pensar numa experiência comum, e por isso mesmo heterogênea, o percurso de escrita é elaborado em forma de passeio pela intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVAREZ, Johnny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 131-149.

ALVES, Camila. E se experimentássemos mais?: contribuições não técnicas de acessibilidade em espaços culturais. Curitiba: Appris, 2020.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

CANGUILHEM, Georges. Doença, cura e saúde”. In: CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. 6. ed., rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 59-66.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia: vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.

DINIZ, Debora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.

DINIZ, Débora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur: Revista Internacional dee Direitos Humanos, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 64-77, dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-64452009000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sur/a/fPMZfn9hbJYM7SzN9bwzysb/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 28 jun. 2023

FAVRET-SAADA, Jeanne. “Ser afetado”, de Jeanne Favret-Saada. Tradução de Paula Siqueira. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 13, n. 13, p. 155-161, 2005. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p155-161. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50263/54376. Acesso em: 28 ago. 2023.

GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahí Guedes. Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete; BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; LOPES, Paula Helena (org.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020. p. 17-35.

GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique; TONELI, Maria Juracy Filgueiras. A contribuição do modelo social da deficiência à psicologia social. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 557-566, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822012000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/PhdsqtyL5T8fRwTp9JD3T6M/?format=pdf.
Acesso em: 28 jun. 2023

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773/1828. Acesso em: 28 jun. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA . Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v.25, n.2, p. 263-280, maio/ago. 2013. Disponível em https://www.scielo.br/j/fractal/a/nBpkNsJc6DrmsTtMxfRCZWK/#


LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 jun. 2023.

LIMA, Francisco José de; SILVA, Fabiana Tavares dos Santos. Barreiras atitudinais: obstáculos à pessoa com deficiência na escola. In: SOUZA, Olga Solange Herval. Itinerários da inclusão escolar: múltiplos olhares, saberes e práticas. Canoas: Ed. ULBRA; Porto Alegre: AGE, 2008. p. 23-32.

MELLO, Anahí Guedes de; GAVÉRIO, Marco Antônio; WEID, Olivia von der; AYDOS, Valéria. Contracartilha de acessibilidade: reconfigurando o corpo e a sociedade. São Paulo: Anpocs, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/44712164/Contracartilha_de_acessibilidade_reconfigurando_o_corpo_e_a_sociedade. Acesso em: 28 jun. 2023.

MOREIRA, Martha Cristina Nunes. Guimarães NA, Hirata HS. O Gênero do Cuidado: desigualdades, significações e identidades. São Paulo: Atêlie Editorial; 2020. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 10, p. 4063-4064, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320222710.09602022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/vMfHKKtTmQHgCCNvTDVggvF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 jun. 2023.

NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães. Subjetividade e materialidade: cidade, espaço e trabalho. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 21, n. 1, p. 69-86, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/c77vfWrZC7kvVqGzKz55gtK/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. Por uma política da narratividade. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 150-171.

ROCHA, Marisa Lopes da. Psicologia e as práticas institucionais: a pesquisa-intervenção em movimento. Psico, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 169-174, maio/ago. 2006. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/1431/1124. Acesso em: 28 ago. 2023.

SAWAIA, Bader. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader. (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 97-118.

SOARES, Leonardo Barros; MIRANDA, Luciana Lobo. Produzir subjetividades: o que isso significa? Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 408-424, 2. Sem. 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v9n2/v9n2a10.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.

SONHO impossível (The impossible dream). Intérprete: Maria Bethânia. Compositores: Joe Darion, Mitch Leigh. Versão: Chico Buarque, Ruy Guerra. In: A CENA muda. Intérprete: Maria Bethânia. [S. l.]: Philips, 1988. 1 disco vinil, lado A1, faixa 8.

OCULTO PARA PARES. 2020.
Publicado
09-07-2024