Química em Design: Vivências acadêmicas na divulgação de um encontro científico
Resumo
Congressos científicos representam interessantes formas de divulgar trabalhos de pesquisa, bem como interagir com grupos que demonstram mesmo objetivo acadêmico. A organização de um evento de natureza científica requer diversas etapas de planejamento e execução de ações, visando aumentar o interesse dos participantes, proporcionando um bom aproveitamento para todos os envolvidos. No presente trabalho encontram-se descritas as etapas realizadas para o desenvolvimento de identidade visual de um evento, ações para a criação de artes e textos publicitários, visando aumentar o engajamento e inscrições de futuros congressistas, assim como pesquisa sobre a satisfação dos participantes com o trabalho desempenhado. Durante a ação extensionista, licenciandos desenvolveram ações de marketing, com foco na utilização de tecnologias da informação e comunicação, prioritariamente, através de divulgação em redes sociais. Ao final da divulgação, o perfil do Instagram criado em março de 2023 apresentou 394 seguidores, 317 participantes do evento e 187 trabalhos científicos apresentados em forma de pôster e/ou apresentação oral. Dados quantitativos indicam que o trabalho foi bem executado através das ações de marketing e divulgação. Qualitativamente, os licenciandos envolvidos no trabalho tiveram contato direto com pesquisadores, professores e outros profissionais da química, desenvolvendo habilidades de construção de material de divulgação, estratégias de marketing digital e textos publicitários. Tais atividades não são habituais nos currículos dos cursos de Licenciatura, que demonstram grande relevância na formação de docentes multitalentosos.
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