Ações de extensão universitária como alternativa na integração de tecnologias na formação de professores

um estudo de caso no âmbito do curso de pedagogia

Palavras-chave: formação de professores, tecnologias, extensão

Resumo

Considerando a extensão como espaço de aprendizado mútuo, o objetivo deste artigo é mapear as ações desenvolvidas e identificar os impactos de um projeto de extensão universitária na formação de professores, com ênfase na integração de tecnologias digitais. Para isso, é discutido como a extensão enriquece o repertório de conhecimentos dos acadêmicos e fortalece a relação entre instituição e comunidade, uma vez que vislumbra-se este pilar da universidade como ponte entre academia e sociedade, oferece ambiente propício à experimentação de estratégias e inovações que possam ser incorporados e canalizados recursos para projetos tecnológicos. O trabalho é de natureza qualitativa, caracterizado como estudo de caso, nos reportando a observação e registro das ações desenvolvidas que pudessem responder ao objetivo proposto. Os resultados evidenciam aplicação prática do conhecimento, com impactos tecnológicos, pedagógicos e sociais. Destacam-se avanços na integração de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras na formação de professores.

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Biografia do Autor

Camilla Grazielly Rego de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Késsia Mileny De Paulo Moura, Universidade Federal do Maranhão

 Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGIE/UFRGS; mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba PPGE/UFPB; graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB. Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz-MA.

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Publicado
12-07-2024