Fomento do Espírito Empreendedor:

um relato de experiência do Projeto Empreender por InspirAÇÃO, em João Pessoa (PB)

Palavras-chave: Oficinas de Extensão, Empreendedorismo, Formação Empreendedora, Egressos

Resumo

O Projeto Empreender por InspirAÇÃO emerge como um farol resplandecente que não apenas ilumina as águas inexploradas do empreendedorismo, mas também guia indivíduos por um caminho de autodescoberta e realização integral. O objetivo geral do projeto de extensão que gerou este relato de experiência foi potencializar a ação empreendedora junto aos egressos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Microempreendedor Individual (MEI), por meio de um conjunto integrado de modalidades de ações de extensão. A trajetória metodológica apresentou as seguintes características: participativa, problematizadora e integradora. A composição analítica deste relato de experiência contou com sua realização em cinco etapas, sendo: a) capacitação e alinhamento junto às ações da proposta por parte da equipe executora do projeto; b) levantamento das necessidades junto ao grupo de egressos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Microempreendedor Individual (MEI); c) realização do ciclo de oficinas de extensão; d) realização da prestação de serviços; e) momento avaliativo. Em suma, este projeto de extensão não apenas atingiu seus objetivos, potencializando a ação empreendedora entre os egressos do curso FIC/MEI, mas também contribuiu para a consolidação da formação empreendedora nas matrizes curriculares do IFPB campus João Pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alysson André Régis Oliveira, Instituto Federal da Paraíba

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégias Organizacionais e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Administração pela UFPB. Atualmente. está lotado como professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e atua como professor efetivo do IFPB, campus João Pessoa. Atua como Coordenador do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios (NEGN). Como professor convidado atua em Master in Business Administration (MBA) e em consultorias organizacionais. Hoje, é o gestor responsável pela Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do IFPB, campus João Pessoa. Atua junto ao Banco de Avaliadores do SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Possui uma larga experiência (nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão) no tocante à Ciência da Administração com ênfase nos temas: Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Processos, Gestão Social e Terceiro Setor; no que se refere à Ciência da Educação, com os temas: História da Educação, Práticas Educação em Espaços Não-Formais de Educação, Metodologia de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e Educação Profissional e Tecnológica.

Andreia Cavalcanti de Oliveira, Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB, Especialista em Secretariado e Assessoria Executiva pela FADIRE, graduada em Secretariado pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente é Professora Efetiva na Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios, Campus João Pessoa, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, atuando como coordenadora de Inovação do Campus. Já atuou como coordenadora do curso Técnico Subsequente em Secretariado (2015 - 2018; 2020 - 2022). 

Allisson Silva dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Administração com ênfase em Finanças e Métodos Quantitativos pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Graduado em Sistemas para Internet pela UniCesumar. Professor do curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Referências

BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 25-38, jan. 2015. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistasi/article/view/612. Acesso em: 05 jan. 2024.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4. ed. Barueri, 2012.

DIANDRA, Didip; AZMY, Ahmad. Understanding Definition of Entrepreneurship. International Journal of Management, Accounting and Economics, 2020, v.7, n.5, 235- 241. Disponível em: https://www.ijmae.com/article_114343_cf371dc3f6f0acc2fcbbb1bb8bfa00f8.pdf. Acesso em: 05 jul. 2023.

DICKINSON, Victoria. Cash Flow Patterns as a Proxy for Firm Life Cycle. The Accounting Review, v. 86, n. 6, p. 1969-1994, 1 jul. 2011. American Accounting Association. http://dx.doi.org/10.2308/accr-10130. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41408043. Acesso em: 05 jul. 2023.

DORNELAS. J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro, 2008.

DRUCKER, Peter. Inovação e espírito empreendedor – prática e princípios. São Paulo, Pioneira, 1986. 378 p.

ESTEVES, Alex Gomes. Economia solidária e Empreendedorismo Social: perspectivas de inclusão social pelo trabalho. O Social em Questão. Ano XIV, n. 25/26, p. 237-260, 2011. Disponível em: http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/12_OSQ_25_26_Esteves.pdf. Acesso em: 06 set. 2023.

MONITOR, GEM Global Entrepreneurship. Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo. Curitiba: IBPQ. Disponível em: https://ibqp.org.br/PDF%20GEM/Relat%c3%b3rio%20Executivo%20Empreendedorismo%20no%20Brasil%202019.pdf. Acesso em 21 set. 2023.

MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 705-720, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/c5JHHJqdxyTnwWvnGfdkztG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 out. 2023.

RATTEN, Vanessa; USMANIJ, Petrus. Entrepreneurship education: time for a change in research direction? The International Journal of Management Education, v. 19, n. 1, p. 100367, mar. 2021. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijme.2020.100367. Disponível em: https://fardapaper.ir/mohavaha/uploads/2020/07/Fardapaper-Entrepreneurship-education-Time-for-a-change-in-research-direction.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.
Publicado
12-07-2024