Memórias apagadas?:

O cinema re(a)presenta a ditadura militar (1964-1985)

Palavras-chave: documentário, ditadura, ensino, memória, cine debate

Resumo

Este artigo tem por objeto apresentar algumas descrições, análises e percepções sobre os usos de filmes documentários, para se discutir aspectos da ditadura militar brasileira (1964-1985). As ações e práticas deste trabalho foram desenvolvidas pelo projeto de extensão “Cine debate: o cinema re(a)apresenta a ditadura militar (1964-1985)”, desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Unidade Passos, Minas Gerais. Neste sentido, relata-se, para além do conteúdo crítico que os filmes suscitaram, as adaptações e os percalços que a Equipe Executora passou para realizar esse projeto em 2021, durante um momento marcado pelo auge da pandemia por Covid-19 e em decorrência da qual as atividades extensionistas, entre outras, passaram a ser realizadas de forma remota, ou seja, digitalmente, em sessões por meio de dispositivos eletrônicos. Por fim, destaca-se a importância do cinema como ferramenta possibilitadora de um debate crítico e formativo, além de sua capacidade como produto criador e difusor de memórias sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIZELLO, Maria Leandra. Hiroshima mon amour: Memória e Cinema. In. Baleia na rede – Revista online do Grupo Pesquisa e Estudos em Cinema e Literatura, v. 1, n. 5, 2008.

CODATO, Henrique. Cinema e representações sociais: alguns diálogos possíveis. Verso e Reverso, v. 24, n. 55, 2010.

DUARTE, Rosalia; ALEGRIA, João. Formação estética audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Revista Educação & Realidade, v. 33, n. 1, 2008.

FABRIS, Elí Henn. Cinema e educação: um caminho metodológico. Revista Educação & Realidade, v. 33, n. 1, 2008.

FRESSATO, Soleni Biscouto. Cinematógrafo: pastor de almas ou o diabo em pessoa? Tênue limite entre a liberdade e alienação pela crítica da Escola de Frankfurt. In. NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni Biscouto; FEIGELSON, Kristian (orgs.) Cinematógrafo: um olhar sobre a história. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Ed. da UNESP, 2009, pp. 85-98.

GONDAR, Jô. Memória individual, memória coletiva, memória social. Morpheus - Revista Eletrônica em Ciências Humanas, v. 7, n. 13, 2008.

KLAMMER, Celso Rogério et al. Cinema e educação: possibilidades, limites e contradições. III Simpósio Nacional de História Cultural. Florianópolis: UFSC, 2006.

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Revista Estudos Históricos, v. 5, n.10, 1992.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento e Silêncio. Revista Estudos Históricos, v. 2, n. 3, 1989.

TELES, Janaina de Almeida. A constituição das memórias sobre a repressão da ditadura: o projeto Brasil Nunca Mais e a abertura da vala de Perus. Anos 90, v. 19, n. 35, 2012.
Publicado
09-07-2024