Memórias apagadas?:
O cinema re(a)presenta a ditadura militar (1964-1985)
Resumo
Este artigo tem por objeto apresentar algumas descrições, análises e percepções sobre os usos de filmes documentários, para se discutir aspectos da ditadura militar brasileira (1964-1985). As ações e práticas deste trabalho foram desenvolvidas pelo projeto de extensão “Cine debate: o cinema re(a)apresenta a ditadura militar (1964-1985)”, desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Unidade Passos, Minas Gerais. Neste sentido, relata-se, para além do conteúdo crítico que os filmes suscitaram, as adaptações e os percalços que a Equipe Executora passou para realizar esse projeto em 2021, durante um momento marcado pelo auge da pandemia por Covid-19 e em decorrência da qual as atividades extensionistas, entre outras, passaram a ser realizadas de forma remota, ou seja, digitalmente, em sessões por meio de dispositivos eletrônicos. Por fim, destaca-se a importância do cinema como ferramenta possibilitadora de um debate crítico e formativo, além de sua capacidade como produto criador e difusor de memórias sociais.
Downloads
Referências
CODATO, Henrique. Cinema e representações sociais: alguns diálogos possíveis. Verso e Reverso, v. 24, n. 55, 2010.
DUARTE, Rosalia; ALEGRIA, João. Formação estética audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Revista Educação & Realidade, v. 33, n. 1, 2008.
FABRIS, Elí Henn. Cinema e educação: um caminho metodológico. Revista Educação & Realidade, v. 33, n. 1, 2008.
FRESSATO, Soleni Biscouto. Cinematógrafo: pastor de almas ou o diabo em pessoa? Tênue limite entre a liberdade e alienação pela crítica da Escola de Frankfurt. In. NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni Biscouto; FEIGELSON, Kristian (orgs.) Cinematógrafo: um olhar sobre a história. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Ed. da UNESP, 2009, pp. 85-98.
GONDAR, Jô. Memória individual, memória coletiva, memória social. Morpheus - Revista Eletrônica em Ciências Humanas, v. 7, n. 13, 2008.
KLAMMER, Celso Rogério et al. Cinema e educação: possibilidades, limites e contradições. III Simpósio Nacional de História Cultural. Florianópolis: UFSC, 2006.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Revista Estudos Históricos, v. 5, n.10, 1992.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento e Silêncio. Revista Estudos Históricos, v. 2, n. 3, 1989.
TELES, Janaina de Almeida. A constituição das memórias sobre a repressão da ditadura: o projeto Brasil Nunca Mais e a abertura da vala de Perus. Anos 90, v. 19, n. 35, 2012.
Copyright (c) 2024 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.