Religião se discute

A experiência de um podcast na extensão universitária

  • Marco Túlio de Sousa Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Douglas Edson Fernandes Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Jênifer Rosa de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vitória Martins Daniel Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Larissa Gabriela Marcial Dias Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Brígida Gonçalves Magalhães Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Paulo Henrique Sena Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Paola Rabelo Morato Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Letícia Costa Paolinelli Barroso Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Clara Ribeiro Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Brenda Ribeiro de Aquino Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Giovanna Azevedo Cabral Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: Podcast, Religião, Diálogo Inter-religioso, Religião se Discute

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre o podcast Religião se Discute, projeto de extensão desenvolvido junto ao curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na sua unidade de Divinópolis (MG). Executado de 2021 a 2023, o podcast contou com três temporadas, abordando temas relacionados à religião a partir de uma perspectiva acadêmica e não confessional. A experiência demonstrou a proficuidade de se debater a religião no ambiente acadêmico a partir de uma linguagem de fácil acesso ao público, bem como de se usar o formato do podcast para iniciativas extensionistas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Túlio de Sousa, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), atuou como docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Divinópolis, de 2020 a 2023. Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Realiza pesquisas em Comunicação e Religião. Idealizador e coordenador do projeto Podcast Religião se Discute. Contato: marcotuliosousa@hotmail.com.

Douglas Edson Fernandes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor convocado da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Divinópolis. Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), especialista em Imagens e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e jornalista graduado na Faculdades Integradas do Centro Oeste de Minas (FADOM). Atuou na coordenação do projeto a partir de 2023, na terceira temporada. Contato: dougedson@gmail.com.

 

Jênifer Rosa de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), graduada em  Jornalismo e Relações Públicas pela UFMG e servidora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no cargo de Analista Judiciário/Relações Públicas. É pesquisadora na área de Comunicação e Religião, tendo atuado como voluntária no projeto. Contato: jeniferdeoliveira@gmail.com.

Vitória Martins Daniel, Universidade do Estado de Minas Gerais

Aluna do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bolsista do projeto Religião se Discute na terceira temporada, com bolsa vinculada ao edital do Programa de Apoio à Extensão (PAEX 01/2023). Contato: vitoriamdaniel@outlook.com.

Larissa Gabriela Marcial Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais

Aluna do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bolsista do projeto Religião se Discute na segunda temporada com bolsa vinculada ao edital do Programa de Apoio à Extensão (PAEX 01/2022). Contato: larissa.1696480@discente.uemg.br.

Brígida Gonçalves Magalhães, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atuou como voluntária no projeto nas três temporadas. Contato: brigomasil@gmail.com.

Paulo Henrique Sena, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atuou como voluntário no projeto nas três temporadas. Contato: plsena084@gmail.com.

Paola Rabelo Morato, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atuou como voluntária no projeto nas três temporadas. Contato: rabelopao@gmail.com.

Letícia Costa Paolinelli Barroso, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atuou como voluntária no projeto nas temporadas 2 e 3. Contato: leticiapaolinelli@gmail.com.

Maria Clara Ribeiro Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atuou como voluntária no projeto nas três temporadas. Contato: mclararibeiros@outlook.com.

Brenda Ribeiro de Aquino, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atuou como voluntária no projeto nas três temporadas. Contato: brendaribeiro.r@gmail.com.

Giovanna Azevedo Cabral, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), graduada em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atuou como voluntária no projeto nas temporadas 1 e 2. Contato: giovannazcabral@gmail.com.

Referências

BARROS, G. C.; MENTA, E.. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, IX, n. 1, pp. 74-89, 2007.

CARVALHO, A. A. 2009. Os podcasts no ensino universitário: implicações dos tipos e da duração na aceitação dos alunos. Actas do Encontro sobre Web 2.0, p. 179-190, 2009.

VELOSO, C., BALDUINO, I., SANTOS, J., MARQUES, L., BARBOSA JUNIOR, R., ROSA, R. Projeto Metacast: o uso do podcast como ferramenta de ensino-aprendizagem. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2019.
Publicado
04-07-2024