RPmaker 2023
ações de comunicação dirigida para uma organização de apoio a refugiados e imigrantes
Resumo
Este relato de experiência apresenta a descrição e análise do Projeto RPmaker do ano de 2023, realizado como estratégia pedagógica e extensionista, na área de Comunicação, no curso de Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP). O projeto RPmaker teve como propósito desenvolver estratégias de comunicação para a Organização Não-Governamental “Apoio para Recomeçar”, dedicada ao atendimento de refugiados e imigrantes na cidade de Bauru. O relato narra as etapas do projeto, desde o planejamento até a avaliação, destacando a metodologia utilizada e as ações desenvolvidas. Os resultados obtidos demonstram a importância da comunicação estratégica na promoção de causas sociais, contribuindo para a compreensão prática da comunicação dirigida no contexto do terceiro setor e seu impacto nas relações públicas. Ressalta-se a necessidade de considerar elementos culturais distintos no processo comunicativo, o que requer a escuta ativa dos envolvidos e a leitura atenta dos diferentes contextos.
Downloads
Referências
CELESTINO, M. S.; COLLOCA, N. A. M. dos S.; ANANIAS JUNIOR, L. F.; ALBINO, J. P.; VALENTE, V. C. P. N. As mídias sociais no contexto da educação superior. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.91646. Disponível em:
COTTA, R. M. M. et al.. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 787–796, mar. 2012. Disponível em:
GIL, Antonio Carlos. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO de Comunicação - Relações Públicas: ingressantes a partir de 2015. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Bauru: UNESP, 2013. 105p. Disponível em:
SOSTER, Tatiana Sansone. Revelando as essências da educação maker: percepções das teorias e das práticas. 2018. 175 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em:
Copyright (c) 2024 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.