RPmaker 2023

ações de comunicação dirigida para uma organização de apoio a refugiados e imigrantes

Palavras-chave: creditação da extensão, comunicação dirigida, relações públicas, RPmaker, terceiro setor

Resumo

Este relato de experiência apresenta a descrição e análise do Projeto RPmaker do ano de 2023, realizado como estratégia pedagógica e extensionista, na área de Comunicação, no curso de Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru (SP). O projeto RPmaker teve como propósito desenvolver estratégias de comunicação para a Organização Não-Governamental “Apoio para Recomeçar”, dedicada ao atendimento de refugiados e imigrantes na cidade de Bauru. O relato narra as etapas do projeto, desde o planejamento até a avaliação, destacando a metodologia utilizada e as ações desenvolvidas. Os resultados obtidos demonstram a importância da comunicação estratégica na promoção de causas sociais, contribuindo para a compreensão prática da comunicação dirigida no contexto do terceiro setor e seu impacto nas relações públicas. Ressalta-se a necessidade de considerar elementos culturais distintos no processo comunicativo, o que requer a escuta ativa dos envolvidos e a leitura atenta dos diferentes contextos.

 

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Biografia do Autor

Helerson de Almeida Balderramas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Bauru (SP)

 

Docente-Bolsista no Curso de Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - Câmpus de Bauru. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (Doutorado). Bolsista Capes.

Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Bauru (SP)

Graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru (SP). Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru (SP). Doutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara (SP). Livre-docência em Letramento Midiático pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru (SP).

Maria Eugênia Porém, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Bauru (SP)

Graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru (SP). Especialização em Comunicação, Marketing e Negócios pela Universidade de Marília, Marilia (SP). Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru (SP). Doutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara (SP). Pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP).

Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Bauru (SP)

Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru (SP). Mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru (SP). Doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP). Livre-docencia em Representação Gráfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru (SP).

Referências

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Publicado
05-07-2024