Laboratório de letramento acadêmico e o agir do aluno de pedagogia em relação à leitura e à escrita acadêmica
Resumo
As dificuldades quanto à leitura e à escrita de estudantes no ensino superior são constatadas há muito tempo e, devido a isso, nos últimos anos, as universidades têm investido em espaços como os dos laboratórios de letramento, nos quais podem ser realizadas ações para ajudar a esses discentes e mesmo a seus professores. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre leitura e escrita acadêmica voltada a estudantes de pedagogia e desenvolvida como parte das ações de um laboratório de letramento acadêmico para fundamentar as atividades que poderiam ser desenvolvidas na sequência. Para isso, apoiando-se nas discussões sobre letramento acadêmico e nos estudos de Schneuwly e Dolz (2004) sobre o trabalho com gêneros textuais, foram feitos questionários para os estudantes do curso de pedagogia de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Como resultados, notou-se que as atividades contribuíram para o aprimoramento do letramento acadêmico dos estudantes e para a elaboração de materiais didáticos para o Laboratório de Letramento Acadêmico.
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