Laboratório de letramento acadêmico e o agir do aluno de pedagogia em relação à leitura e à escrita acadêmica

  • Luzia Bueno Universidade de São Francisco
  • Gabriela Pereira dos Reis Vieira da Silva
  • Alinie Christine Rodrigues
  • Juliana Bacan Zani
Palavras-chave: Leitura; Escrita acadêmica; Letramento Acadêmico; Pedagogia.

Resumo

As dificuldades quanto à leitura e à escrita de estudantes no ensino superior são constatadas há muito tempo e, devido a isso, nos últimos anos, as universidades têm investido em espaços como os dos laboratórios de letramento, nos quais podem ser realizadas ações para ajudar a esses discentes e mesmo a seus professores. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre leitura e escrita acadêmica voltada a estudantes de pedagogia e desenvolvida como parte das ações de um laboratório de letramento acadêmico para fundamentar as atividades que poderiam ser desenvolvidas na sequência.  Para isso, apoiando-se nas discussões sobre letramento acadêmico e nos estudos de Schneuwly e Dolz (2004) sobre o trabalho com gêneros textuais, foram feitos questionários para os estudantes do curso de pedagogia de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Como resultados, notou-se que as atividades contribuíram para o aprimoramento do letramento acadêmico dos estudantes e para a elaboração de materiais didáticos para o Laboratório de Letramento Acadêmico.

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Biografia do Autor

Luzia Bueno, Universidade de São Francisco
Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.
Gabriela Pereira dos Reis Vieira da Silva

Estudante de Iniciação Científica de Pedagogia da Universidade São Francisco (USF).

Alinie Christine Rodrigues

Estudante de Iniciação Científica de Pedagogia da Universidade São Francisco (USF).

Juliana Bacan Zani

Doutorada em Educação, Professora do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco (USF).

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Publicado
08-07-2024