O ateliê de produção de cordéis em busca do humano e da humanidade
prática de extensão com as recuperandas da associação de proteção e assistência ao condenado (APAC) em Belo Horizonte
Resumo
Este artigo apresenta e descreve uma experiência de prática de extensão desenvolvida no Programa APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) da Proex (Pró-reitoria de Extensão) da PUC Minas singularmente desenvolvida no Projeto “Em busca do Humano e da humanidade” sob a reponsabilidade do Curso de Filosofia. Esse projeto atua na APAC feminina, quinzenalmente, para trabalhar de forma dialógica, a reflexão e o aprofundamento de questões da realidade humana, sociocultural e sóciodiscursiva e religiosa na contemporaneidade com as recuperandas que estão em cumprimento de pena no regime semiaberto. Esse trabalho concretiza-se por meio da construção de um ateliê de cordéis com as recuperandas que participam do projeto. A ideia de produção do ateliê de cordéis está ligada à criação do Lepppai (Laboratório de extensão, práticas, pesquisas, publicações acadêmicas e internacionalização) da Proex que tem por expertise gerar práticas investigativas e de extensão por meio de ateliês que englobem oficinas relacionadas às metodologias ativas de ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
Referências
BRASIL, Instituto do Patrimônio Artísitico Cultural http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4833/literatura-de-cordel-e-reconhecida-como-patrimonio-cultural-do-brasil - Acessado em 22 de abril de 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução 510/2016. 07 abr. 2016. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 24 maio 2016.
BRITO, Robson Figueiredo; MOREIRA, Izabela Silva . Rodas de conversa no programa APAC: interações com as recuperandas no sistema de justiça restaurativa em minas gerais experiência de extensão universitária. In: Luciano Mendes Saraiva, Wilder Kleber Fernandes de Santana. (Org.). Educação e Práticas interdisciplinares: Linguagens e Diálogos. Vol. 2. 01ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 2, p. 01-382.
BRAIT, Beth. Análise e Teoria do discurso. In: Brait, Beth. Bakhtin outros conceitos chave. São Paulo, Contexto, 2018 p. 09-33
DURÃO, Fabio Akcelrud. Metodologia de Pesquisa em Literatura. São Paulo: Parábola, 2020.
GUIMARÃES, L. Ribeiro; MEDEIROS, N. M. Jorge. A LEITURA LITERÁRIA E A MULHER PRIVADA DE LIBERDADE: um estudo realizado na APAC feminina de Governador Valadares. – Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, Maceió – AL, 2020.
HANKS, William F. Língua como Prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008.
JUNIOR, Pedro Borges Pimenta. Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária. - LínguaTec, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves v. 7, n. 1, p. 237-248, jun. 2022.
QUEIROZ, Doralice Alves. MULHERES CORDELISTAS - Percepções do universo feminino na Literatura de Cordel, Tese de Mestrado apresentado a Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2006.
MACEDO, Maria S.A. Nunes. A Função da Literatura na Escola: resistência, mediação e formação leitora. São Paulo: Parábola, 2021.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O cordel no cotidiano escolar: São Paulo: Cortex, 2012.
PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
PAZ, O. O arco e a lira. Tradução Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty, 1942. Pode o Subalterno falar?; Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
TAVARES JÚNIOR, Luiz. O mito na literatura de cordel. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.
TEZZA, Cristóvão. Poesia. In: Brait, Beth. Bakhtin outros conceitos chave. São Paulo, Contexto, 2018 p 195-218
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo, São Paulo, Editora 34, 2017 .
XAVIER, M. S. C.; Tesouro redescoberto: a riqueza do folheto em verso. João Pessoa: Editora universitária, 2002.
Copyright (c) 2024 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.