Chamada de Artigos - Dossiê Ações e contradições no Império: A política internacional do governo Joe Biden
Organizadores: Filipe Mendonça (UFU) e Débora Gaspar (UFRRJ)
Prazo para a submissão de artigos: 01 de julho de 2022.
Previsão de publicação: v.19, nº.3 (2022).
Texto da chamada:
A derrota de Donald Trump e, consequentemente, a comemorada vitória de Joe Biden foi acompanhada com apreensão por diversos líderes de extrema-direita, com desdobramentos diretos e indiretos em pleitos em outras partes do mundo. Na sua plataforma de governo, Biden deixava claro que buscaria reconstruir a legitimidade dos Estados Unidos no mundo, tão solapada pelo unilateralismo agressivo de seu antecessor. Biden prometeu também fortalecer as alianças e parcerias estratégicas dos Estados Unidos, reconstruir a economia do país por meio de um robusto aporte de investimentos, conter a China e recuperar a liderança dos Estados Unidos nas instituições internacionais, com destaque para ações de combate a pandemia de COVID-19 e o regime internacional do meio ambiente, buscando com isso a obtenção de um apoio doméstico bipartidário e um apoio internacional robusto.
Não obstante, a invasão do capitólio em 6 de janeiro de 2021 por fanáticos trumpistas já apontava para uma sociedade polarizada e em crise e demonstra que, entre outras coisas, Biden encontrará dificuldades severas na sua tentativa de pacificar o país. De lá pra cá, a polarização do país se materializa em inúmeros lugares, com especial destaque na distribuição desigual da população vacinada nos Estados Unidos e nas dificuldades encontradas para a reconstrução dos empregos e de uma política de investimentos. Já no campo da política externa, a retirada atabalhoada das forças armadas dos Estados Unidos, bem como a ascensão do Taliban a despeito das inúmeras advertências feitas pelo presidente Joe Biden, retrata o fim de uma malograda política contra o terror que pautou a política externa dos Estados Unidos no século XXI e criou mais problemas do que soluções.
Existem diferenças ou semelhanças fundamentais entre o bidenismo e o trumpismo? O que esperar da política internacional dos Estados Unidos com Joe Biden? Qual é o significado da eleição de Joe Biden para o tecido social estadunidense? Diante disso, este dossiê buscará refletir sobre o significado da ascensão do governo de Joe Biden para a política internacional dos Estados Unidos nas suas diferentes faces: economia política internacional, política externa, segurança e defesa, política doméstica, entre outras.
Convidamos os (as) pesquisadores (as) a submeterem seus artigos até o dia 01 de julho de 2022. Abaixo está disponível um link com as diretrizes e condições de submissão do periódico Conjuntura Internacional.
Submissão e diretrizes para autores/as:
http://periodicos.pucminas.br/index.php/conjuntura/about/submissions
No ato da submissão, marcar a seção do dossiê no procedimento de submissão.