A projeção internacional da Coreia do Sul através do K-pop como produto cultural

  • Rodrigo Otero Fernández Souza Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Aline Carolina da Rocha Mota UEPB
  • Giovanna Leal Nóbrega Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Alexandre César Cunha Leite Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Palavras-chave: Soft Power, Hallyu, K-pop, National Branding, Diplomacia Cultural

Resumo

A cultura é um fator que pode afetar os interesses do mercado internacional, além de garantir papel de influência mais simbólica para o país. Portanto, garante papel importante no processo de National Branding. Nesse sentido, o presente artigo considera o uso desse instrumento dentro do Soft Power da Coreia do Sul, focando na indústria do musical sul-coreana (kpop), com o fito de apresentar o desenvolvimento dessa indústria, considerando os benefícios econômicos e políticos para a Coreia do Sul. Nos últimos anos, a expansão do kpop mundialmente, apresentado como instrumento de diplomacia cultural, atraiu a atenção de diversos mercados e consolidou uma imagem positiva do país.

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Biografia do Autor

Rodrigo Otero Fernández Souza, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPBRI/UEPB). Graduado em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC. 

Giovanna Leal Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Alexandre César Cunha Leite, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Pós-doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutorado em Ciências Sociais/Relações Internacionais. Mestrado em Economia Política, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Ciências Econômicas.

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Publicado
15-11-2023
Como Citar
Souza, R. O. F., Mota, A. C. da R., Nóbrega, G. L., & Leite, A. C. C. (2023). A projeção internacional da Coreia do Sul através do K-pop como produto cultural. Conjuntura Internacional, 19(1), 23-37. https://doi.org/10.5752/P.1809-6182.2022v19n1p23-37