A Globalização foi longe demais?

  • Aline Carolina da Rocha Mota Curso de Graduação em Relações Internacionais da UEPB e bolsista UEPB.
  • Alexandre Cesar Cunha Leite Universidade Estadual da Paraíba
Palavras-chave: Globalização, Economia Política Internacional, Estados Nacionais

Resumo

Dani Rodrik é economista e, atualmente, professor da Harvard University[1]. Rodrik tem se destacado como um economista influente nas análises da economia política global, produtor de uma literatura de acurada metodologia, exemplificação e aderência aos problemas conjunturais. Em “A Globalização foi longe demais?”, publicado no Brasil no ano de 2011, Rodrik apresenta e discute os efeitos da integração econômica nos arranjos sociais domésticos, destacando o desafio contemporâneo de harmonizar a globalização com as políticas internas. Tal preocupação já havia sido levantada em estudos anteriores, sempre relacionando a capacidade de ser realizar políticas públicas internas em um ambiente de maior integração e, consequentemente, maior interdependência entre os atores internacionais. Na obra supracitada, é possível notar o rigor metodológico, bem como as análises e argumentos fundamentados em exemplos precisos.


[1] Rafiq Hariri Professor of International Political Economy at the John F. Kennedy School of Government at Harvard University.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carolina da Rocha Mota, Curso de Graduação em Relações Internacionais da UEPB e bolsista UEPB.
Curso de Relações Internacionais - Universidade Estadual da Paraíba.
Alexandre Cesar Cunha Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Relações Internacionais, professor do PPGRI/UEPB e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPq) e pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM/PUCMINAS/CNPq).

Publicado
17-07-2015
Como Citar
Mota, A. C. da R., & Leite, A. C. C. (2015). A Globalização foi longe demais?. Conjuntura Internacional, 12(1), 55-56. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/conjuntura/article/view/9610
Seção
RESENHAS