Léxico e estratégias de significação: uma análise discursiva

  • Amanda de Albuquerque UFPE

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir aspectos importantes relacionados à escolha lexical em anúncios publicitários e às estratégias de significação inerentes a ela. A sociedade está em constante mudança e evolução, e a publicidade necessita renovar sua linguagem para acompanhar tais mudanças sociais e atingir seu objetivo, que é o da venda de seu produto ou serviço, a partir de recursos de língua e seleção de palavras que seduzam os possíveis compradores. A representatividade da mulher no mercado de trabalho tem aumentado ao longo das últimas décadas. A feminilidade continua presente e o mercado de produtos e serviços direcionados à mulher vem crescendo a cada dia. Nesse contexto, a presente pesquisa parte da análise de formações prefixais coletadas em anúncios veiculados por revistas destinadas ao público feminino – Revista Nova, Revista Cláudia e Revista Gloss –, com base na perspectiva discursiva de Charaudeau (2008). A partir de tal análise, é possível verificar que o discurso publicitário constrói-se por meio da palavra, que leva à descoberta dos desejos e aspirações de um TU, que ela se propõe a realizar. Assim, para se convencer o TU e impor um determinado produto, é necessária uma escolha bastante minuciosa de palavras, que não é arbitrária, mas estratégica.

Palavras-chave: Léxico; Publicidade; Discurso.

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Publicado
30-04-2013
Seção
Linguística