Heterotopias Fotojornalísticas
Resumo
O presente trabalho se debruça sobre o conceito de heterotopia (FOUCAULT, 1987; 1998; 2005), para entender os blogs de fotografia dos jornais de maior circulação no Brasil como espaços que se diferenciam dos periódicos impressos não somente em função do suporte de publicação das fotografias, mas principalmente por engendrarem dinâmicas produtivas distintas, apesar das dependências complexas que operam e deixam transparecer quando investigamos este material mais de perto. A produção imagética presente nos blogs mostra o esforço por parte dos fotojornalistas em criar um espaço outro para publicação das fotografias sem, contudo, deixarem de refletir sobre a natureza da operação que executam, as limitações contidas na própria ferramenta blog e a vontade de incluir mais liberdade e poesia em tais produções.
Downloads
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.