Algumas limitações do tabloide televisivo: gênero, maternidade e sacralidade como chaves de leitura
Resumo
O objetivo deste artigo é apreender alguns valores mobilizados nos discursos e posicionamentos dos âncoras dos telejornais tabloides da Record Minas, acerca de um acontecimento específico: um falso sequestro de um bebê na cidade de Belo Horizonte. Nessa ocorrência, uma mãe forjou o roubo do filho para entregá-lo a outro casal, mentindo para o marido, a mídia e a polícia. Para realizar a análise, partimos do conceito de acontecimento desenvolvido por Louis Quéré. A análise revela que a maternidade, o gênero e a sacralidade da pessoa(JOAS, 2011) podem ser chaves de leitura para esse acontecimento. Além disso, também aponta algumas limitações deste jornalismo tabloide e o papel que os apresentadores do programa desempenham nas narrativas construídas.
Downloads
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.