Estudos do Jornalismo: reafirmação do status quo ou busca por arranjos alternativos?
Resumo
O presente artigo pretende discutir as relações de trabalho do jornalista do ponto de vista da produção jornalística e apresentar influências das rotinas produtivas na construção de um fato, bem como viabilizar alternativas capazes o fazer Jornalismo. A partir do binômio Comunicação e Trabalho, que busca compreender redes de sentido em um mundo do trabalho em permanente mudança, a discussão mostra que a racionalidade dos processos produtivos modifica a condição do trabalhador. Como exemplo, serão apresentadas duas pesquisas: a primeira mostra a forma como os números são usados para sustentar um discurso na notícia, por considerar que as rotinas de trabalho e as práticas produtivas permitem, e até incentivam, ao jornalista usar esse recurso na interpretação dos fatos sociais; a segunda mostra que portais, blogs e ferramentas das redes sociais são hoje utilizados como ‘inovações na forma de produzir Jornalismo’, e discute como ‘arranjos econômicos’ podem viabilizar o trabalho do jornalista sendo encarados como possibilidade de mudanças nas rotinas produtivas e incorporados como alternativos ao trabalho jornalístico tradicional. Com isso, propõem-se mostrar a complexidade da discussão sobre o trabalho do jornalista, os desafios dos arranjos econômicos e a viabilidade de sustentação de tais iniciativas. Ao final, os resultados das duas pesquisas reafirmam a relevância dos estudos da comunicação no mundo do trabalho.
Downloads
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.