Por uma tentativa de um perspectivismo informacional de natureza etnológica

  • Rodrigo Piquet Saboia de Mello Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio
Palavras-chave: Perspectivismo, Semiótica, Indigenismo.

Resumo

Uma das tentativas de aproximação do entendimento do fenômeno informacional indígena é a inteligibilidade das informações de natureza etnológica. A partir da (re) compreensão da proposta conceitual do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e seu perspectivismo ameríndio (1996) são vislumbrados possibilidades de análise que os povos indígenas entendem por informação indígena, como também na sua relação com os dados informacionais que venham a reportar sobre a temática indígena e o entendimento da construção de instrumentos documentários tradicionalmente conhecidos como sendo saber/poder. Quando da escrita deste ensaio, também construiremos breves reflexões calcadas na Semiótica para que possamos entender um pouco melhor o fenômeno em questão.

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Biografia do Autor

Rodrigo Piquet Saboia de Mello, Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio

Doutorando e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Gestão da Administração Pública pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com Ênfase em Ensino de Sociologia. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF - com os títulos de licenciatura e bacharelado. Também possuo o bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente, servidor público estatutário da Fundação Nacional do Índio - FUNAI - no cargo de Indigenista Especializado lotado no Museu do Índio na Chefia do Núcleo de Biblioteca e Arquivo - NUBARQ e Coordenador de Patrimônio Cultural Substituto - COPAC. Professor Docente I - 16 horas da disciplina de Sociologia em regime estatutário da Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC - do Estado do Rio de Janeiro. É integrante do grupo de pesquisa Informação, Memória e Sociedade, registrado no diretório do CNPq.

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Publicado
20-07-2020
Como Citar
MELLO, R. P. S. DE. Por uma tentativa de um perspectivismo informacional de natureza etnológica. Dispositiva, v. 9, n. 15, p. 117-133, 20 jul. 2020.
Seção
ARTIGO