Palavra: Dispositivo // Word: Device
Resumo
O objetivo do texto é resgatar os olhares múltiplos que o termo dispositivo recebeu nos últimos anos nos diversos campos de conhecimento com ênfase no da Ciência da Comunicação. O autor trata de pesquisadores como Klein, que destaca os estudos de Foucault e Deleuze, e as leituras por vários autores como Chareaudeau, para quem dispositivo é a tecnologia enquanto mediação; analisa Agamben e Deleuze que tentaram explicar a que Focault se referiu quando tratou de uma filosofia do dispositivo e, por fim, menciona os estudos de Braga como um dos empreendimentos epistemológicos mais recentes e aprofundados no Brasil acerca dos dispositivos no campo da Comunicação.
Downloads
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.