Um estudo experimental de mensagens de e-saúde com diabéticos:
A influência das mensagens digitais no processo de literacia
Resumo
O estudo verificou se o uso de recursos audiovisuais em um aplicativo melhora a eficácia de intervenções em e-saúde e se aumenta os níveis de conhecimento em saúde em pacientes diabéticos. Foi realizado um estudo experimental, exploratório, com componentes descritivo-qualitativos e quantitativos em grupos de pacientes diabéticos (um grupo controle, outro que testou o aplicativo em Smartphone e outro que o testou em TV digital) de vários níveis socioeconômicos na cidade de Poços de Caldas, MG. Verificou-se a tendência de melhora dos indicadores de alfabetização, principalmente entre os que testaram o conteúdo na TV digital, observou-se que o nível mais alto de alfabetização ajuda na recepção da informação, e que os meios digitais ajudam a melhorar os níveis de alfabetização em saúde.
Downloads
Copyright (c) 2022 Dispositiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica cessão dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a transferência desses direitos autorais, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto.