Mapeamento da memória organizacional:

o M3O para uso da Comunicação Organizacional

Resumo

O artigo objetiva apresentar a ferramenta M3O, resultante de pesquisa aplicada em Comunicação Organizacional ao objeto empírico Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini, conhecido como Cedeca Pe. Marcos Passerini ou CDMP, sediado em São Luís (MA). Mediante revisão bibliográfica - com aportes da constituição comunicativa das organizações (CCO) – e documental, observação participante, questionário, entrevista em profundidade, adaptação do Canvas e grupo focal, a pesquisa demonstra o uso da memória organizacional além da abordagem transmissiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia da Silva Barbosa, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Jornalismo Cultural pela UFMA. É graduada em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas (UFMA). Atua com Gestão de Políticas Públicas e de Comunicação, com ênfase nas áreas de Direitos Humanos e Infância e Adolescência, tendo recentemente atuado como Supervisora de Proteção a Pessoas Ameaçadas, na Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Além do serviço público, trabalhou na iniciativa privada, em organizações da sociedade civil e organismos internacionais, a exemplo do UNICEF e UNESCO. Integra o Grupo de Pesquisa ETC - comunicação, tecnologia e economia (UFMA/CNPq).

Ramon Bezerra Costa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ). Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa do Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenador do Grupo de Pesquisa ETC (Comunicação, Tecnologia e Economia), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Publicado
25-03-2023
Como Citar
BARBOSA, A. DA S.; COSTA, R. B. Mapeamento da memória organizacional:. Dispositiva, v. 12, n. 21, p. 132-149, 25 mar. 2023.
Seção
DOSSIÊ Práticas e estratégias de comunicação organizacional no cenário pandêmico