De funcionário a influencer:

novas atribuições comunicacionais?

  • Luis Mauro Sa Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Carolina Frazon Terra Faculdade Cásper Líbero

Resumo

O artigo traz a relevância da temática da influência digital para dentro das organizações. Para tanto, o texto delineia alguns aspectos da construção do funcionário-influenciador dentro da comunicação organizacional, em articulação com transformações no ambiente midiático contemporâneo. Por meio da pesquisa bibliográfica adicionada de exemplos escolhidos intencionalmente, explora-se o conceito de influenciadores internos, bem como suas possibilidades, exemplos positivos e negativos e formas de atuação, e questionamos como ficam as relações entre empregadores e empregados. São destacadas três dimensões: (1) o lugar do funcionário-influenciador na comunicação organizacional no âmbito da cultura digital; (2) as transformações na divisão entre público e privado nas relações profissionais e (3) casos de funcionários demitidos por comentários em mídias sociais e organizações que passaram a cultivar programas de incentivo à formação de embaixadores internos. 

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Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Professor do PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

Carolina Frazon Terra, Faculdade Cásper Líbero

Professora do PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

Publicado
25-03-2023
Como Citar
MARTINO, L. M. S.; TERRA, C. F. De funcionário a influencer:. Dispositiva, v. 12, n. 21, p. 35-56, 25 mar. 2023.
Seção
DOSSIÊ Práticas e estratégias de comunicação organizacional no cenário pandêmico