Tendências das pesquisas sobre masculinidades em publicidade e consumos em revistas científicas nacionais (2004-2022)

Palavras-chave: masculinidades, publicidade, consumo, gênero

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar tendências temáticas e teóricas das pesquisas sobre masculinidades no subcampo da Publicidade e Consumos, a partir de uma revisão dos artigos publicados entre 2004 e 2022 em periódicos científicos brasileiros classificados dos estratos qualis A1 a B2. Para tanto, foram considerados os parâmetros: distribuição por ano dos artigos, autoria, afiliação institucional e distribuição regional, principais abordagens temáticas, citações e referencial teórico. Os resultados qualitativos sugerem enfoques temáticos na corporalidade masculina nas mídias, nas representações de uma masculinidade hegemônica pelos discursos do consumo e em uma recente pluralidade de masculinidades na comunicação das marcas. Observa-se um aumento na publicação de artigos que abordam as interfaces entre masculinidades, publicidade e consumos.     

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Biografia do Autor

André Peruzzo, USP

Doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP),  andre.peruzzo@usp.br,  https://orcid.org/0000-0002-7000-7676, http://lattes.cnpq.br/0035733306071707.

Bruno Pompeu, USP

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), professor do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP),. brunopompeu@usp.br, https://orcid.org/0000-0002-2829-5803, https://lattes.cnpq.br/3195285015791053

Clotilde Perez, USP

Doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Administração de Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora titular de Semiótica e Publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP),  cloperez@usp.br, https://orcid.org/0000-0003-3062-4087, http://lattes.cnpq.br/3579570829993136.

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Publicado
18-12-2023
Como Citar
PERUZZO, A.; POMPEU, B.; PEREZ, C. Tendências das pesquisas sobre masculinidades em publicidade e consumos em revistas científicas nacionais (2004-2022). Dispositiva, v. 12, n. 22, p. 336-354, 18 dez. 2023.