Do precário partilhado à reorganização do sensível
Dissensos em documentários brasileiros sobre futebol
Resumo
Este artigo promove uma análise comparativa de três documentários brasileiros: Subterrâneos do futebol (Maurice Capovilla, 1965), Fora de campo (Adirley Queirós, 2009) e Bola na trave: o futebol feminino no Brasil (Bianca Vendramini, Giovana Duarte, Marina Bufon, Nicole Kloeble, 2020), a fim de entender como as relações entre estética/política, experiência e performance são responsáveis pela criação de uma cena dissensual (RANCIÈRE, 1996; MARQUES, 2013) ao expor as relações de poderes e o estabelecimento do desentendimento (RANCIÈRE, 1996) entre os sujeitos que compõem uma determinada comunidade. Ao fim, sistematiza um conjunto de aproximações e distanciamentos entre os três documentários e suas respectivas formas de fazer reorganizar a partilha do sensível.
Palavras-chave: Futebol; documentários; dissenso; sensível.
Downloads
Referências
ACKER, Ana Maria. Experiências Estéticas do Futebol no Cinema Brasileiro. Curitiba: Appris, 2018
ALMEIDA, Caroline Soares de. Do sonho ao possível: projeto e campo de possibilidade nas carreiras profissionais de futebolistas brasileiras. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2018
ALMEIDA, Gabriela; CARDOSO FILHO, Jorge. (Org.). Comunicação, Estética e Política: epistemologias, problemas e pesquisas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2003.
BOGADO, Angelita; ALVES JUNIOR, Francisco; DE SOUZA, Scheilla Franca. “Um estudo sobre performance, dispositivos de regulagem entre formas de vida e formas de imagem no documentário contemporâneo”. In. ALMEIDA, Gabriela; CARDOSO FILHO, Jorge. Comunicação, estética e política: epistemologias, problemas e pesquisas. Editora Appris, Curitiba, 2020. p. 265-280.
BOLA na trave: o futebol feminino no Brasil. Direção: Bianca Vendramini, Giovana Duarte, Marina Bufon, Nicole Kloeble. Brasil. 2020. HD.
BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: PICADO, Benjamim; MENDONÇA; Carlos Magno Camargos; CARDOSO FILHO, Jorge. (Org.). Experiência estética e performance. Salvador: EDUFBA, 2014 p. 131-145.
CARDOSO FILHO, Jorge; GUTMANN, Juliana. Performances como expressões da experiência estética: modos de apreensão e mecanismos operativos. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 47, p.104-120, set./dez. 2019. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/81918/53002 . Acesso em 20 de dez. de 2021.
CARDOSO FILHO, Jorge.; ALMEIDA, Gabriela; CAMPOS, Deivison. (Org.). Políticas do sensível: corpos e marcadores da diferença na Comunicação. 1. ed. Belo Horizonte: FAFICH/Selo PPGCOM UFMG, 2020.
DAMATTA, Roberto. Futebol: Ópio do Povo x Drama de Justiça Social. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, v. 1, n. 4, p. 54-60, 1982 Disponível em: https://ludopedio.org.br/biblioteca/futebol-opio-do-povo-x-drama-de-justica-social/ . Acesso em 18 nov. 2023
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010
FORA de campo. Direção: Adirley Queirós. Brasil. Ceicine, Stúdio 13, TV Brasil, Abepec, 2009
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, cultura e sociedade. São Paulo: Companhia das
Letras, 2007.
FREITAS, Guilherme Silva Pires de; TRIGO. Luiz Gonzaga Godoi. O processo de transformação do futebol como elemento de identidade nacional brasileira. FuLia/ UFMG, v. 4, p. 10-18, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/22206/17855. Acesso: 09. abr. 2024.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Elogio da Beleza Atlética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GUTMANN, Juliana; CARDOSO FILHO, Jorge. Performances em contextos midiáticos: MTV BR & Rock SSA. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2022.
HELAL, Ronaldo. Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil. Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo, v. 8, n. 21, p. 11-37, 2011. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/208/205 . Acesso em 09 de abr. 2024
LAGE, Marcus Vinicius Costa. Memórias do chumbo: o futebol nos tempos do Condor (2012) – documento histórico ou panfleto político? In: DELLAMORORE, Carolina; AMATO, Gabriel; BATISTA, Natália (org.). A Ditadura na Tela – o cinema documentário e as memórias do regime militar brasileiro. Minas Gerais, Fafich- UFMG, 2018.
MARQUES, Angela. Comunicação, estética e política: a partilha do sensível promovida pelo dissenso, pela resistência e pela comunidade. Galáxia (São Paulo. Online), v. 11(22), p. 25-39, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/7047/6056. Acesso em 10 dez.2021.
_________________. “Cenas de dissenso e a política das rupturas e fraturas na evidência do visível”. In: BRASIL, André; MORETTIN, Eduardo; LISSOVSKY, Maurício. (Org.). Visualidades hoje. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 243-262.
MONDZAIN, Marie-José. Imagem, ícone, economia: as fontes bizantinas do imaginário contemporâneo. Editora Contraponto, MAR, Rio de Janeiro, 2013
ODIN, Roger. “A questão do público: uma abordagem semiopragmática”. In: RAMOS, Fernão (Org.). Teoria contemporânea do cinema. VII. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005
__________. Filme documentário, leitura documentarizante. Significação - ano 39, nº32. São Paulo: USP, 2012. p. 10-30 Disponível em: http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71238/74234 . Acesso em 30 ago. 2020.
ORICCHIO, Luiz Zanin. Fome de bola – cinema e futebol no Brasil. São Paulo: Imprensa oficial. 2006.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. Tradução de Ângela Leite Lopes. São Paulo: Editora 34, 1996.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org. Ed 34, 2009.
SANT'ANA, Luiz Carlos R. O futebol filmado: 'Tostão, a fera de ouro' (1970). FuLiA / UFMG, v. 1, p. 127-139, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/11593. Acesso em: 09 abr. 2024
SOUTO, Mariana. Constelações fílmicas: um método comparatista no cinema. Galáxia. v.1, 2020. p. 153-165. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/44673/33173. Acesso em: 20 dez. 2021.
SUBTERRÂNEOS do futebol. Direção: Maurice Capovilla. Brasil. Thomaz Farkas Produções Cinematográficas, 1965. DVD.
WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Copyright (c) 2024 Dispositiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.