A retórica publicitária em torno da I.A.

Uma análise da campanha brasileira da ferramenta Bard (Google)

Palavras-chave: Inteligência artifical, Retórica publicitária, Bard, Google

Resumo

O presente artigo visa analisar a retórica publicitária em torno da inteligência artificial generativa de texto a partir do estudo de caso da campanha brasileira de divulgação da ferramenta Bard, do Google. Como perspectiva teórica e metodológica, apoiamo-nos nas discussões sobre o texto publicitário, enquanto manejamos os estudos da inteligência artificial generativa na contemporaneidade como repertório crítico. Por meio da análise da campanha veiculada ao final de 2023, destacamos os ditos e os não-ditos em torno da inteligência artificial generativa, apoiados nas sugestões de uso, na aura mítica da ferramenta e na lógica produtivista, entre outros aspectos.

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Biografia do Autor

Renato Gonçalves Ferreira Filho, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), onde realizou um estágio pós-doutoral (2022-2024). Docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP). Autor de "Cr(ia)ção - Criatividade e Inteligência Artificial" (Ed. Estação das Letras e Cores, 2023), "Marina Lima - Fullgás" (Ed. Cobogó, 2022) e "Nós duas. As representações LGBT na canção brasileira" (Ed. Lápis Roxo, 2016), entre outros títulos.

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Publicado
21-06-2024
Como Citar
FERREIRA FILHO, R. G. A retórica publicitária em torno da I.A. Dispositiva, v. 13, n. 23, p. 238-250, 21 jun. 2024.