Pesquisa, ativismo e memória
Reflexões sobre o estudo do futebol de mulheres no Brasil
Resumo
Em entrevista à Dispositiva, a professora Silvana Goellner discute os principais avanços e retrocessos do futebol de mulheres nos últimos anos e defende a importância da interdisciplinaridade e de uma perspectiva interseccional como chaves para o avanço das pesquisas do campo. Além disso, a pesquisadora destaca a perspectiva teórico-metodológica da história oral utilizada em pesquisas sobre o futebol de mulheres e reflete sobre as representações e expectativas de gênero que perpassam o esporte, analisando como a Comunicação Esportiva se insere nesse contexto.
Downloads
Referências
VIMIEIRO, Ana Carolina; PILAR, Olívia; SOUZA, Rafaela Cristina de. Quem são as mulheres do jornalismo esportivo brasileiro? Demografia, funções desempenhadas, veículos que as empregam e desafios interseccionais. 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte. Anais do Intercom, 2023.
GARIMPANDO MEMÓRIAS. Disponível em: https://garimpandomemorias.univasf.edu.br/. Acesso em: 30 jan. 2024.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Bela, maternal e feminina: imagens da mulher na Revista Educação Physica. 1999. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
TOFFOLETTI, Kim. Analyzing media representations of sportswomen – Expanding the conceptual boundaries using a postfeminist sensibility. Sociology of Sport Journal, v. 33, n. 3, p. 199-207, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1123/ssj.2015-0136. Acesso em: 27 mai. 2024.
Copyright (c) 2024 Dispositiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.