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Análise da Copa do Mundo Feminina 2023 nas redes sociais do GE

Palavras-chave: Copa do Mundo Feminina, Futebol de mulheres, GE, Redes sociais

Resumo

A cobertura jornalística do futebol de mulheres no Brasil tem passado por transformações nas últimas décadas. A presença da seleção brasileira de futebol feminino em competições internacionais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, tem contribuído para aumentar a inserção do tema nos veículos de comunicação hegemônicos. A maior visibilidade midiática, entretanto, além de restrita e ocasional, não significa necessariamente maior apoio e valorização da modalidade junto à opinião pública. A análise de conteúdo quantitativa e qualitativa sobre a Copa do Mundo de 2023 nas redes sociais do ge, portal de notícias esportivas do Grupo Globo, verificou a predominância de comentários machistas, misóginos e de depreciação por parte dos seguidores, o que indica que há ainda um longo caminho a percorrer no que tange à igualdade de gênero no cenário do futebol brasileiro.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Nishida Tsutsui, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru, professora da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

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Publicado
21-06-2024
Como Citar
TSUTSUI, A. L. N. Vem torcer com a gente!. Dispositiva, v. 13, n. 23, p. 94-115, 21 jun. 2024.
Seção
DOSSIÊ Mídia, gênero e esporte na comunicação