Uma luz sobre a história centenária das mulheres no futebol brasileiro
Resumo
O livro da pesquisadora Aira F. Bonfim, publicado em 2023, tem como proposta o resgate da história do futebol de mulheres no Brasil do ano de 1915 até sua proibição por lei em 1941. Dividido em três capítulos, o estudo, que tem como base os dados encontrados em jornais e revistas, se aprofunda nas experiências de meninas e mulheres em festas esportivas, nos circos e nos subúrbios. Com uma proposta provocadora e de enfrentamento a narrativas hegemônicas que formam uma pretensa “história oficial do futebol”, a obra visibiliza figuras femininas que fizeram parte do desenvolvimento deste esporte, revela fontes históricas até então inéditas, mapeia a ocorrência de jogos femininos no início do século XX e sistematiza os marcos introdutórios da prática no país, além de promover análises sobre as desigualdades de gênero que permeiam tal cenário. Assim, o livro se torna uma referência fundamental para os estudos sobre futebol de mulheres.
Downloads
Referências
ALVES, Branca Moreira. A luta das sufragistas. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
BARROS, José D’Assunção. Sobre o uso dos jornais como fontes históricas – uma síntese metodológica. Revista Portuguesa de História, Coimbra, v. 52, p. 421-443, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14195/0870-4147_52_17. Acesso em: 22 abr. 2024.
BONFIM, Aira Fernandes. Futebol Feminino no Brasil: entre festas, circos e subúrbios, uma história social (1915-1941). São Paulo: Edição da autora, 2023.
COSTA, Ana Alice de Alcântara; SARDENBERG, Cecília Maria B. O feminismo no Brasil: uma (breve) retrospectiva. In: COSTA, Ana Alice de Alcântara; SARDENBERG, Cecília Maria B. (Orgs.). O Feminismo do Brasil: reflexões teóricas e perspectivas. Salvador: UFBA/ Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, 2008. p. 23-47.
DUARTE, Constância Lima. Feminismo: uma história a ser contada. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
HOLLANDA, Heloisa Buarque. Introdução. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 9-20.
PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999.
Copyright (c) 2024 Dispositiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.