Uma luz sobre a história centenária das mulheres no futebol brasileiro

Palavras-chave: Esporte, História do futebol, Futebol de mulheres, Gênero

Resumo

O livro da pesquisadora Aira F. Bonfim, publicado em 2023, tem como proposta o resgate da história do futebol de mulheres no Brasil do ano de 1915 até sua proibição por lei em 1941. Dividido em três capítulos, o estudo, que tem como base os dados encontrados em jornais e revistas, se aprofunda nas experiências de meninas e mulheres em festas esportivas, nos circos e nos subúrbios. Com uma proposta provocadora e de enfrentamento a narrativas hegemônicas que formam uma pretensa “história oficial do futebol”, a obra visibiliza figuras femininas que fizeram parte do desenvolvimento deste esporte, revela fontes históricas até então inéditas, mapeia a ocorrência de jogos femininos no início do século XX e sistematiza os marcos introdutórios da prática no país, além de promover análises sobre as desigualdades de gênero que permeiam tal cenário. Assim, o livro se torna uma referência fundamental para os estudos sobre futebol de mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Alfaro de Araújo, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru-SP, com pesquisa financiada pela FAPESP (processo n. 2022/00984-0). Mestra em Comunicação e graduada em Jornalismo pela mesma instituição. Realiza pesquisa na linha de Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais com foco no jornalismo esportivo e suas relações com os estudos de gênero.

Referências

ALVES, Branca Moreira. A luta das sufragistas. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

BARROS, José D’Assunção. Sobre o uso dos jornais como fontes históricas – uma síntese metodológica. Revista Portuguesa de História, Coimbra, v. 52, p. 421-443, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14195/0870-4147_52_17. Acesso em: 22 abr. 2024.

BONFIM, Aira Fernandes. Futebol Feminino no Brasil: entre festas, circos e subúrbios, uma história social (1915-1941). São Paulo: Edição da autora, 2023.

COSTA, Ana Alice de Alcântara; SARDENBERG, Cecília Maria B. O feminismo no Brasil: uma (breve) retrospectiva. In: COSTA, Ana Alice de Alcântara; SARDENBERG, Cecília Maria B. (Orgs.). O Feminismo do Brasil: reflexões teóricas e perspectivas. Salvador: UFBA/ Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, 2008. p. 23-47.

DUARTE, Constância Lima. Feminismo: uma história a ser contada. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

HOLLANDA, Heloisa Buarque. Introdução. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 9-20.

PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999.

Publicado
21-06-2024
Como Citar
ARAÚJO, ÉRIKA A. DE. Uma luz sobre a história centenária das mulheres no futebol brasileiro. Dispositiva, v. 13, n. 23, p. 230-237, 21 jun. 2024.