VARIÁVEIS EXPLICATIVAS DA ATITUDE DE CONSUMO DE CRÉDITO

  • Paulo Roberto da Costa Vieira Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
  • Samuel de Jesus Monteiro Barros Mestre pelo Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
  • Cecilia Lima de Queirós Mattoso Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA) http://orcid.org/0000-0001-6573-9170
  • Antonio Carlos Magalhães Silva Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
Palavras-chave: Atitude, Consumo de Crédito, Regressão Logística.

Resumo

Embora consolidada no âmbito da microeconomia tradicional, a hipótese de que o ponto ótimo do consumidor acontece quando a reta orçamentária tangencia a curva de indiferença mais distante da origem, não consegue explicar os níveis de consumo observados na economia brasileira no intervalo de tempo compreendido entre 2003 e 2014, uma vez que o crescimento exponencial do consumo foi principalmente calcado em consumo de crédito para aquisição de bens duráveis, em lugar da renda disponível, como postula a microeconomia tradicional. Nesse contexto, o presente trabalho propõe estudar a adequação do modelo ABC das atitudes como escala para medir a atitude do consumo de crédito no mercado brasileiro, utilizando regressão logística enquanto ferramenta estatística para tratamento dos dados. Para tanto, foi utilizada a base de dados de Barros (2015), cujo estudo, fundamentado no modelo de Pattarin e Cosma (2012), realizou pesquisa de survey, com amostra de conveniência constituída por 410 respondentes na cidade do Rio de Janeiro. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário estruturado, com respostas em escala Likert, acrescido de uma questão dicotômica, a qual corresponde, no presente estudo, à variável dependente referente à contração de crédito. Os resultados corroboraram os gerados por Barros (2015), indicando que o aludido modelo exibe potencial para predizer a decisão de contratação de crédito para consumo.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto da Costa Vieira, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
Professor Adjunto, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
Samuel de Jesus Monteiro Barros, Mestre pelo Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
Mestre pelo Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
Cecilia Lima de Queirós Mattoso, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
Professora Adjunta, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
Antonio Carlos Magalhães Silva, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
Professor assistente, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
Publicado
14-08-2018
Seção
Artigos