A CONSTITUIÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE MULHERES DE NEGÓCIOS NA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR REDE

  • Hilka Vier Machado Centro de Estudos Superiores de Maringá Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • João Marcelo Crubellate Universidade Estadual de Maringá
  • Maria José Barbosa de Souza Programa de Pós Graduação em Administração da UNIVALI
Palavras-chave: Teoria Ator Rede. Empreendedoras. Redes.

Resumo

Redes constituem importante recurso para empreendedores e para empreendedoras, sendo que Associações de Mulheres de Negócios no Brasil são as redes em que empreendedoras se engajam mais. A Teoria Ator Rede (TAR) busca explicar a conversão de muitos em uma unidade, o que ocorre por meio de um processo denominado Translation (LATOUR, 2008). Para essa abordagem, elementos humanos e não humanos interagem e se transformam em clamores, que estão em constante mudança. O objetivo desta pesquisa foi compreender como Associações de Mulheres de Negócios foram instituídas, a partir da abordagem TAR. Foram analisadas três Associações de Mulheres em três municípios de porte equivalente em dois Estados no sul do Brasil. Em cada caso realizou-se entrevistas abertas, do tipo narrativas, com 12 empreendedoras que contaram suas experiências nas Associações. Além disso, dados secundários foram obtidos nos arquivos das Associações Comerciais, consistindo em livros ata das reuniões das Associações de Mulheres, livros de presenças, vídeos e reportagens de jornais e revistas. O conjunto dos dados foi analisado, com suporte do software N vivo 9 (Qsr Nudist). Os resultados mostraram inicialmente os primeiros momentos de cada rede, seguidos da problematização, do registro e da mobilização das Associações, em busca da formação de um corpo de atores rede.

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Biografia do Autor

Hilka Vier Machado, Centro de Estudos Superiores de Maringá Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC

Professora no Curso de Mestrado em Gestão do Conhecimento da UniCesumar.


João Marcelo Crubellate, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas

Professor do programa em Administração da Universidade Estadual de Maringá

 

 

Maria José Barbosa de Souza, Programa de Pós Graduação em Administração da UNIVALI
Doutora em Administração pela USP/SP
Publicado
14-08-2018
Seção
Artigos