GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO EM FRANQUIAS DE ESCOLAS DE IDIOMAS
Resumo
Este artigo trata do estudo do conhecimento como recurso estratégico no contexto de redes de franquias de escolas de idiomas. O objetivo foi analisar a percepção dos franqueados em relação ao processo de transferência do know-how no sistema de franquias. A base teórica do estudo foi construída a partir dos temas: gestão do conhecimento, sistema de franquias e transferência de conhecimento nas franquias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva que utilizou como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, sendo os resultados divididos em categorias. Foram entrevistados três franqueados de três marcas de franquias distintas em diferentes regiões. Como resultados, percebeu-se que o conhecimento é transmitido a partir de estruturas formais e informais, sobre as quais a tecnologia exerce impacto significativo. Os principais fatores que dificultam a transferência são os altos custos de treinamentos, o cumprimento dos requisitos exigidos e a redução do contato com o franqueador ao longo do tempo. Verificou-se também a existência de rigidez quando se trata da inovação, já que a unidade deve se encaixar nos padrões da franquia e o franqueado não tem liberdade para implantar medidas sem a autorização do franqueador, apesar de ter suas sugestões ouvidas.