ATRIBUTOS QUALITATIVOS QUE INFLUENCIAM CONSUMIDORES NA ESCOLHA E AVALIAÇÃO DOS SUPERMERCADOS NA REGIÃO DO MÉDIO ALTO URUGUAI GAÚCHO

Palavras-chave: Supermercados. Serviços. Qualidade. Atributos.

Resumo

Os supermercados estão presentes em todas cidades e representam o elo da cadeia produtiva entre os produtores e os consumidores finais. Os clientes escolhem e avaliam os supermercados a partir de atributos qualitativos inerentes ao serviço. A compreensão desses atributos de escolha do consumidor são variáveis a serem identificadas por pesquisadores a partir de fontes primárias, sendo este portanto o objetivo principal do estudo, o de identificar os atributos que influenciam o consumidor na escolha e avaliação dos supermercados. O método empregado caracteriza-se por uma pesquisa exploratória qualitativa empregando a técnica do incidente crítico na coleta dos dados com clientes de supermercados na região do Médio Alto Uruguai Gaúcho. Os principais resultados da pesquisa permitiram identificar um conjunto de 43 atributos qualitativos categorizados em nove dimensões teóricas salientes na percepção dos clientes em relação aos serviços dos supermercados. O trabalho também proporciona implicações acadêmicas e científicas, ao ampliar o estudo dos atributos qualitativos declarados pelos consumidores, os quais influenciam na sua escolha e avaliação por supermercados.

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Biografia do Autor

Eliziane Studzinski, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Possui Graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada Campus de Frederico Westphalen (URI). Especialização em Gestão Estratégica de Marketing pela URI. Mestrado em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Possui experiência com vendas.
Carlos Alberto Mello Moyano, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)Programa de Pós-Graduação em Administração -PPGA UNISC

Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdade de Ciências Econômicas do Uruguai (1978), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), com ênfase em Marketing e Recursos Humanos, doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), sob orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto Martins Callegaro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul e Diretor do IMUR ? Instituto de Marketing do Uruguai. Atua como professor visitante nos cursos de pós graduação em: UCPel, FAI, FATEC, UNOCHAPECÓ, FASTA (Argentina), EDAN/UCSA (Paraguai).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa, Negociações, Marketing, Administração de Vendas, Segmentação, Atitudes, Marketing Internacional, Cultura Organizacional e Comportamento do Consumidor. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9923-3829

Derli Luís Angnes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Derli Luís Angnes é Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Gestão e Organização da Escola. Pós-graduando em MBA em Controladoria e Finanças. É Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis. Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e Tecnólogo em Gestão de Marketing. Além disso, Técnico em Agropecuária e possui uma ampla qualificação profissional nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação Industrial e Gestão, totalizando aproximadamente 5.100 horas em cursos de extensão e qualificação profissional realizados em sua maioria em IES e no SENAI. Foi docente titular do Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrônica (1.200h) e do Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo (800h) no SENAI de Santa Cruz do Sul (RS) de 1999 a 2012. Possui experiência técnica, de gestão e no desenvolvimento e na capacitação de pessoas.Também possui experiência no ensino superior, como professor em disciplinas de administração e na pesquisa científica em ciências administrativas. Também é autor de dois livros e de inúmeros artigos científicos em administração, gestão e turismo. Além de revisor técnico de revistas científicas em administração e turismo. Atualmente dedica-se ao estudo, leitura e aprimoramento do pensamento administrativo tendo como principal interesse a pesquisa em negócios e o estudo das áreas administrativas: Gestão de Pessoas/RH, Finanças/Contabilidade, Operações/Produção e Marketing. #ORCID: 0000-0002-3774-7656 [ https://orcid.org/0000-0002-3774-7656 ]
Publicado
01-02-2022
Seção
Artigos