AÇÕES INOVADORAS E SUSTENTÁVEIS SOB A DIMENSÃO ECONÔMICA EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE FRUTAS

  • Marcos Antonio Franklin Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios.
  • Marília Pereira Calegari Cuenca Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: Inovação, Sustentabilidade, Dimensão Econômica, Frutas

Resumo

Este estudo fez parte de um projeto de pesquisa desenvolvido em uma Universidade, subvencionado por um Fundo de Pesquisa, e teve como objetivo investigar como uma empresa do ramo frutífero viabiliza suas ações, no que diz respeito à inovação e à sustentabilidade. Por conseguinte, elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: como ocorrem as ações de inovação e sustentabilidade sob a perspectiva da dimensão econômica em uma empresa do segmento de frutas? Este estudo foi realizado no Grupo Fava, empresa de médio porte, familiar e brasileira, situada nos municípios de Jundiaí e Miracatu, ambos no Estado de São Paulo. Este estudo foi de natureza exploratória com o emprego do método qualitativo segundo Godoy (1995). Para a coleta dos dados foram utilizadas as técnicas de entrevistas e observação pessoal, segundo Vergara (2006). Para tanto, foi utilizado um roteiro semiestruturado elaborado com base no referencial
teórico utilizado no estudo e as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Para a realização das análises dos dados foi adotada abordagem de Flores (1994). Os resultados revelaram que a empresa apresenta ações de inovação em seu processo produtivo e sustentabilidade nas três dimensões, com destaque para a dimensão econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Franklin, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios.
Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Assistente Doutor I da Universidade Presbiteriana Mackenzie - é professor do quadro permanete do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais e Inovação em Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação em serviços e social, sustentabilidade, redes, qualidade, desempenho competitivo, ambiente organizacional, informacional e gestão do conhecimento.
Marília Pereira Calegari Cuenca, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração de Empresas

Publicado
16-03-2023
Seção
Artigos