EMPREENDEDORISMO GERANDO INOVAÇÃO: A CRIAÇÃO DA STARTUP IOASYS DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

  • Frederico Cesar Mafra Pereira Professor Adjunto - Escola de Ciência da Informação - UFMG, Brasil. Professor Permanente - Programa de Pós-Graduação em Gestao & Organização do Conhecimento - UFMG, Brasil
  • Ricardo César Alves Pontifícia Universidade Católica (PUC) Belo Horizonte – Brasil
  • Décio Ângelo Ribeiro Passos Faculdade Pitágoras BH
Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação, Startups, Ioasys

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal analisar os fatores críticos necessários à implementação do modelo de negócios de uma empresa inovadora do tipo startup, tendo como foco a Ioasys Desenvolvimento de Sistemas. Através de um estudo de caso de abordagem descritiva qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com os sócios, gestores e colaboradores desta startup. Os resultados demonstram que a empresa definiu seu modelo de negócio em função da demanda do mercado e que em nenhum momento elegeu um determinado modelo preconizado pela literatura. Verificou-se também que a empresa precisa ajustar alguns processos internos de gestão, formatar um plano estratégico e estipular objetivos para os próximos anos, analisando o caminho percorrido e os resultados alcançados, além de estruturar o próprio processo de inovação interno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Cesar Mafra Pereira, Professor Adjunto - Escola de Ciência da Informação - UFMG, Brasil. Professor Permanente - Programa de Pós-Graduação em Gestao & Organização do Conhecimento - UFMG, Brasil

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 19 anos, atualmente locado como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão & Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Membro do Comitê Editorial da Revista REUNA (desde março de 2020), e produtor de conteúdo em mídias digitais, além de atuar como palestrante.

Publicado
22-12-2020
Seção
Estudo de Caso