AGRUPAMENTO DE EMPREENDEDORES E POSSÍVEIS EMPREENDEDORES DO ACRE: UMA ANÁLISE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
Resumo
Objetivo: o artigo visa apresentar os resultados de uma análise de cluster a partir da intenção empreendedora de egressos de um seminário oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Metodologia: A pesquisa possui abordagem quantitativa de caráter exploratório com a aplicação de 160 formulários eletrônicos. Originalidade/Relevância: Esse trabalho contribui para a compreensão do movimento empreendedor brasileiro, ao avaliar as características dos grupos que buscam treinamentos em comportamento empreendedor. Resultados: Os principais resultados apontam a existência de três agrupamentos, o cluster 1 é formado por pessoas que não possuem empresa, mas que apresentaram uma forte predominância de comportamentos empreendedores, como correr risco, busca de oportunidade e iniciativa. Já no cluster 2, esses comportamentos são pouco evidenciados, com uma fraca demonstração de exigência de qualidade e eficiência. O cluster 3 é formado exclusivamente por pessoas que já possuem seu próprio negócio, porém uma indicação não muito alta de comprometimento e busca de oportunidade. Contribuições/ implicações: O artigo contribui para uma melhor compreensão da intenção empreendedora de pessoas que buscam um treinamento na área e a oferta de cursos seja melhor direcionada.