INTERNACIONALIZAÇÃO E ESFORÇO INOVATIVO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NAS MULTINACIONAIS DE PAÍSES DESENVOLVIDOS E EM DESENVOLVIMENTO

Palavras-chave: Internacionalização; Inovação; Países Desenvolvidos; Países em Desenvolvimento; Países emergentes.

Resumo

Os temas Internacionalização e Inovação vem sendo amplamente debatidos na literatura de negócios. Muitos estudos demonstram haver uma relação de interdependência com a causalidade ocorrendo nos dois sentidos indicando a possibilidade de existir um círculo vicioso. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo analisar e comparar a relação entre o grau de internacionalização (GI) e de esforço inovativo por meio da intensidade em P&D (IP&D) de empresas multinacionais oriundas de países desenvolvidos (PD) e de países em desenvolvimento (PED). Para a análise realizou-se regressões com dados em painel a partir de uma amostra com 445 observações de empresas de países desenvolvidos e 473 observações de empresas de em desenvolvimento. De uma forma geral, os resultados indicaram que a formação de aliança para busca de inovação em termos de P&D é negativamente relacionada à distância geográfica entre as empresas, gerando uma importante implicação prática e gerencial no âmbito da literatura sobre internacionalização e inovação. Dessa forma este trabalho contribui jogando luz numa “contra-discussão” dessa temática e ainda apontam a necessidade de pesquisa para repensar a teoria de estratégia internacional, sendo que amplas vias de estudo se abrem para a contribuições para uma ‘estratégia regional’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Mestre em Administração na linha de Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (2009). Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2003). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1999). Professora DE na Universidade Federal de Uberlândia, na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) na área de Finanças. Possui experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando nos temas de Administração Financeira, Internacionalização de empresas e atualmente atuando nas áreas de Finanças Verdes, Inovação verde e desenvolvimento sustentável. 

Simone Vasconcelos Ribeiro Galina, FEA-RP/USP

Doutora em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2003), com etapa realizada no Research Policy Institute da Lund University em Lund/Suécia (2001). Professora da Universidade de São Paulo na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP).

Publicado
28-09-2021
Seção
Artigos