RISCO DE PERDA DE CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INDEXADA NA BASE DE DADOS SCIELO

  • Leonardo Fernandes Souto Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED/UFRJ)
  • Maria de Fátima Bruno-Faria Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED/UFRJ)
Palavras-chave: Risco de perda de conhecimento, Gestão do conhecimento, Gestão de riscos, Administração Pública, Análise bibliométrica

Resumo

A partir da reforma administrativa e gerencial iniciada nos anos 1990, a administração pública passou a utilizar práticas de gestão até então próprias da iniciativa privada. Neste contexto, este estudo bibliométrico teve por objetivo analisar a representatividade do tema risco de perda de conhecimento, considerando sua interface com os temas gestão do conhecimento e gestão de riscos, no contexto da administração pública, a partir da produção científica indexada na base de dados SciELO. Os resultados demonstram a ausência de estudos sobre risco de perda de conhecimento e a baixa representatividade dos temas gestão do conhecimento e gestão de riscos, sendo esta representatividade ainda menor quando relacionados com administração pública. Assim, percebe-se a importância da realização de futuros estudos sobre risco de perda de conhecimento, gestão do conhecimento e gestão de riscos, no contexto do setor público, de modo a contribuir para os avanços da produção científica relacionada a estes temas.

Versão atualizada do trabalho originalmente apresentado no EnANPAD 2020.

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Biografia do Autor

Leonardo Fernandes Souto, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED/UFRJ)

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED/UFRJ); e Professor Colaborador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ)

Maria de Fátima Bruno-Faria, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED/UFRJ)

Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED/UFRJ); e do Curso de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ).

Publicado
01-02-2022
Seção
Artigos