A FACE ATUAL DAS PESQUISAS SOBRE EMPREENDEDORISMO DIGITAL: AVANÇO, RETROCESSO OU ESTAGNAÇÃO?
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi fornecer um status quo das pesquisas sobre empreendedorismo digital por meio de uma reunião da literatura publicada de 2010 a 2020 na base de dados Web of Science. A abordagem metodológica adotada foi a bibliometria, atrelada à análise de redes de relacionamentos (cocitação, coocorrência e coautoria) entre autores e publicações científicas. A palavra chave utilizada foi empreendedorismo digital. Dos 465 artigos disponíveis apenas 29 tratam especificamente sobre o empreendedorismo digital. Assim, 64% das publicações foram entre os anos de 2019 e 2020. Os EUA aparecem com o maior número de citações, Nambisan (2017) como o autor mais cocitado. As palavras-chave com maior número de ocorrência foram “innovation”, “technology” e “performance”. Este estudo contribui para o campo do empreendedorismo ao fornecer a face atual das pesquisas sobre empreendedorismo digital diante da evolução tecnológica da última década e conclui que não há estagnação nem retrocesso, mas um avanço exponencial das pesquisas da área, do interesse pelo tema, fato que colabora para motivar pesquisas futuras e novas abordagens.