UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA A CRIAÇÃO DE UM JOGO DE EMPRESAS COMPUTADORIZADO: SIMULANDO O MERCADO AUTOMOBILÍSTICO
Resumo
No processo de ensino-aprendizagem de disciplinas de Administração e afins a compreensão da dinâmica do mercado é essencial. No entanto, o mercado de trabalho e/ou empresarial não faz parte da realidade de muitos alunos e jovens matriculados nessas disciplinas em cursos de nível técnico e superior. Nesse contexto, a construção de uma visão de mercado para esses alunos apresenta-se como um desafio aos docentes que atuam nessas áreas. Uma forma de ultrapassar esse obstáculo é a utilização da aprendizagem vivencial com o uso de jogos de empresas. Dessa forma, nesse estudo o objetivo foi desenvolver um framework teórico para apoiar a construção de um jogo de empresas, considerando-se a necessidade de formação identificada para uma realidade específica: a dos alunos do IF Sudeste MG campus Juiz de Fora. Como metodologia, utilizou-se a triangulação de dados para a coleta dos mesmos através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas, analisados por meio de análise de conteúdo. Como resultado, elaborou-se um modelo aplicado ao cenário do mercado automobilístico. Apesar de focado nesse cenário e no contexto de uma instituição específica, entende-se que muitos dos conceitos apresentados poderiam ser compatíveis com outras realidades educacionais.