AUTISMO E MERCADO DE TRABALHO: A PERCEPÇÃO DO AUTISTA SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

  • Hozana Teixeira Bidart Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Cynthia Adrielle da Silva Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Programa de Mestrado e Doutorado do Departamento de Administração/IAG.
Palavras-chave: Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Competências Profissionais, Mercado de Trabalho, Inclusão

Resumo

Indivíduos autistas encontram mais dificuldades em conseguir ou manter-se em empregos do que pessoas com outras deficiências. Apesar do quantitativo de estudos baseados em crianças, é importante refletir sobre o envelhecimento desses indivíduos e suas necessidades como adultos, a fim de integrá-los a uma vida independente. Dentro desse cenário, o objetivo desta pesquisa foi entender a percepção do autista sobre como suas competências profissionais específicas podem ser incentivadas para contribuir para as organizações. Através de uma abordagem qualitativa foram realizadas doze entrevistas com pessoas diagnosticadas autistas e, por meio da análise de conteúdo, foram identificadas características específicas relacionadas ao foco nas atividades que são realizadas, como: atenção aos detalhes, empenho, pouca distração e entusiasmo por aprender. Os entrevistados ressaltaram que seria benéfico para a organização um feedback ou uma avaliação de desempenho, a fim de compreender o perfil de cada profissional, pois a partir disso, será possível a estimulação do hiperfoco para fins benéficos às atividades laborais ou o direcionamento para outro setor dentro da organização, para que sejam aproveitadas suas características com mais efetividade. Também foi possível observar a importância da empresa conhecer as necessidades específicas e as características individuais dos funcionários, para evitar julgamento, preconceitos e sobrecargas, bem como a realização de adaptações no ambiente de trabalho.

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Biografia do Autor

Hozana Teixeira Bidart, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduanda em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui extensão universitária em Marketing Público, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e em Inteligencia Relacional nas Profissões, pela Faculdade Unyleya. Áreas de interesse de pesquisa: Estudos Organizacionais; Comunicação e Discursos Organizacionais; e Estratégia Organizacional.

Cynthia Adrielle da Silva Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Programa de Mestrado e Doutorado do Departamento de Administração/IAG.

Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharela em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou como bolsista PROIC de pesquisa de Iniciação Científica no Grupo de Estudos em Administração Contemporânea (GEAC) e como bolsista no Programa Universidade e Participação Social (PROEXT-MEC) na UFRRJ. Possui extensão universitária em Administração Pública na Cultura pela UFRGS, em Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Equipes e Acompanhamento de Programas de Pós-Graduação pela UNIRIO e, em Mídia, Poder e Manipulação - Leituras da conjuntura brasileira - pela UERJ. Atuou como Professora Substituta do curso de Administração no Departamento de Administração e Turismo da UFRRJ e atua como Mediadora Presencial do curso de Administração Pública da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Áreas de interesse de pesquisa: (1) Estudos Organizacionais Históricos; (2) Comunicação e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais (Perspectivas reflexivas e críticas).

Publicado
01-02-2022
Seção
Artigos