ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EM CERVEJARIAS ESPECIAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE (MG)
Resumo
Este artigo versa sobre inovações existentes nas cervejarias especiais da região metropolitana de Belo Horizonte. Com o advento da produção de cervejas especiais, buscou-se compreender as inovações geradas pelo setor e também quais estratégias de inovação são utilizadas. Para galgar o objetivo proposto, o estudo utilizou-se de pesquisa qualitativa-descritiva com revisão de literatura, emprego de roteiro semiestruturado para entrevistas nas visitas às cervejarias e com análise de conteúdo para sistematização dos dados. Após a análise de dados, percebeu-se que ocorrem nas cervejarias as inovações incrementais e radicais, que foram classificadas em quatro tipos (produto, processo, posição e paradigma). Além disso, as evidências apontaram que para buscar ampliar a fatia de mercado as cervejarias especiais lançam mão das estratégias de inovação passo a passo e orientada ao cliente, porém há o emprego da estratégia de inovação especializada em processo somente por aquelas cervejarias líderes de mercado que possuem maior alcance à recursos financeiros, mão-de-obra especializada e maior capacidade produtiva.