ANÁLISE DA INDÚSTRIA 4.0 EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Indústria 4.0, Quarta revolução industrial, Sustentabilidade, Aprendizagem Universitária

Resumo

Por meio de inovações e tecnologias, as revoluções industriais trouxeram grandes desenvolvimentos e, mutuamente, desafios. Atualmente estamos vivenciando a quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0, neste contexto, a humanidade experimenta novas possibilidades de pensar e agir através do avanço combinado de tecnologia e internet. Este artigo teve como objetivo verificar se há aprendizagem de práticas da indústria 4.0 em uma instituição de ensino superior a partir da percepção de alunos, professores e funcionários. Por meio de um estudo de caso com abordagem quantitativa, utilizou-se de um questionário adaptado do estudo de Mian et al. (2020), com amostra de 143 respondentes. Para avaliar a relação entre as variáveis qualitativas, foi aplicado o teste de independência Qui-Quadrado. Os resultados inferem que no sentido de conhecimento da indústria 4.0, do termo e se suas tecnologias, falta maior conhecimento do público pesquisado na Universidade, e em relação as práticas, há neutralidade para os projetos colaborativos e implementação de ferramentas. Conclui-se que o vínculo com a instituição é um fator significativo para justificar o conhecimento das tecnologias da indústria 4.0, assim, alunos e professores, de diferentes áreas, estão mais atualizados no assunto quando comparado a categoria de funcionários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eline Velasques Cavalcanti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmica do Mestrado em Administração da Unioeste

Filippi Mickael Martini Honório, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmico do Mestrado em Contabilidade da Unioeste

Jerry Adriani Johann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Doutorado em Engenharia Agrícola, do Mestrado em Administração e do Mestrado em Contabilidade da Unioeste. Doutor em Engenharia Agrícola

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
Docente do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, do Mestrado em Contabilidade e do Mestrado Profissional em Administração da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção - UFSC.
Publicado
26-01-2023
Seção
Artigos