ANÁLISE DA INDÚSTRIA 4.0 EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
Por meio de inovações e tecnologias, as revoluções industriais trouxeram grandes desenvolvimentos e, mutuamente, desafios. Atualmente estamos vivenciando a quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0, neste contexto, a humanidade experimenta novas possibilidades de pensar e agir através do avanço combinado de tecnologia e internet. Este artigo teve como objetivo verificar se há aprendizagem de práticas da indústria 4.0 em uma instituição de ensino superior a partir da percepção de alunos, professores e funcionários. Por meio de um estudo de caso com abordagem quantitativa, utilizou-se de um questionário adaptado do estudo de Mian et al. (2020), com amostra de 143 respondentes. Para avaliar a relação entre as variáveis qualitativas, foi aplicado o teste de independência Qui-Quadrado. Os resultados inferem que no sentido de conhecimento da indústria 4.0, do termo e se suas tecnologias, falta maior conhecimento do público pesquisado na Universidade, e em relação as práticas, há neutralidade para os projetos colaborativos e implementação de ferramentas. Conclui-se que o vínculo com a instituição é um fator significativo para justificar o conhecimento das tecnologias da indústria 4.0, assim, alunos e professores, de diferentes áreas, estão mais atualizados no assunto quando comparado a categoria de funcionários.